MATERIAL DOURADO NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTÁIS: REFLEXÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Palavras-chave: Formação Inicial, Licenciatura em Matemática, Material Dourado

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir uma prática pedagógica desenvolvida com Licenciandos em Matemática a partir da utilização do Material Dourado para o ensino das quatro operações básicas. É resultado das narrativas presentes nos diários de formação escritos por licenciandos da primeira fase do curso de Matemática, na disciplina de Laboratório de Educação Matemática e Docência I, após terem participado de uma prática pedagógica, organizada e desenvolvida com a utilização do Material Dourado como alternativa para o ensino das quatro operações básicas. O Material Dourado foi criado pela educadora italiana Maria Montessori, com o propósito de auxiliar na aprendizagem das quatro operações básicas. É confeccionado em madeira, composto por cubos, placas, barras e cubinhos. A prática pedagógica foi organizada e desenvolvida propondo o ensino das operações, na seguinte ordem: adição sem reserva, adição com reserva, subtração sem recurso, subtração com recurso, multiplicação e divisão. Todas as operações contaram com a utilização do material concreto para sua resolução, realizado individualmente por cada aluno e discutido no coletivo. Ao considerar a perspectiva dos licenciandos em relação a utilização do Material Dourado percebemos que, a sua utilização na sala de aula talvez ainda seja pontual, inda é pontual em algumas escolas, visto que alguns dos licenciandos não o conheciam. O ensino das operações seguiu a seguinte ordem: Adição sem reserva, Adição com reserva, Subtração sem recurso, Subtração com recurso, Multiplicação e Divisão. Foi utilizado o projetor para apresentar os conceitos, as atividades e o passo a passo a ser seguido em cada uma das operações. Assim, os alunos acompanharam a atividade proposta, resolvendo por meio do Material Dourado e expondo suas compreensões. No final da aula foi solicitado a escrita dos diários de formação, nos quais os licenciandos citam as potencialidades percebidas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas com Material Dourado, bem como, narram compreensões de conceitos matemáticos desenvolvidos. Por meio das narrativas foi possível perceber que os licenciandos reconheceram possibilidades de utilização do Material Dourado, como a de realizar a representação posicional do número.  Isso nos levou a conclusão de que, usar este material concreto auxilia na melhor compreensão de etapas do algoritmo que quando vistas apenas no papel parece abstrato para o aluno. Também mostra que, práticas pedagógicas que possibilitem aos licenciandos conhecer e refletir a partir da utilização desse material concreto, é uma maneira de prepará-los e incentivá-los a utilizar o Material Dourado em suas práticas de ensino de Matemática. Percebemos também que a utilização do material propicia através da manipulação a concentração para a conquista de novas aprendizagens. Isto impulsiona para a descoberta de conceitos matemáticos fugindo do ensino monótono ou excessivamente repetitivo. Por ter sido solicitado aos licenciandos a escrita de narrativas da prática pedagógica, possibilitou a reflexão crítica e a argumentação positiva quanto a utilização do Material Dourado para melhoria dos processos das quatro operações básicas.

Publicado
24-10-2023