CONTRIBUIÇÕES DE MAQUETES NO ESTUDO DOS PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS

  • Jonas Both de Melo Colégio Marista Santo Ângelo
  • Franciele Cremer Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS
  • Maiara Helena de Melo Malinowski
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ensino de Ecologia, Recursos didáticos

Resumo

O estudo dos principais biomas brasileiros, no ensino fundamental, é importante para a compreensão do clima e dos aspectos geológicos que constituem as diferentes paisagens nacionais, bem como o conhecimento e a busca pela preservação da biodiversidade animal e vegetal, em níveis locais, regionais e estaduais. O presente relato de experiência busca analisar uma sequência de aulas acerca dos principais biomas brasileiros. Esta atividade foi realizada com uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental II, de uma escola particular, localizada no município de Santo Ângelo/RS. A proposta inicial foi organizar a turma composta por 24 alunos em seis grupos de quatro alunos. Em seguida, houve a distribuição, por meio de sorteio, dos seis principais biomas brasileiros, sendo estes: o Pampa, a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e a Amazônia. Cada grupo foi instigado a realizar pesquisas sobre as principais características do bioma, bem como as principais ações antrópicas. Após a realização das pesquisas, cada grupo fez a representação do bioma na forma de maquete, incluindo áreas preservadas e antropizadas para a consequente apresentação aos demais colegas. Como material para representar os biomas, os alunos utilizaram folhas de isopor, pistola de cola quente, tintas guache, pinceis, bolas de papel, palitos de picolé, gel de cabelo, bichinhos de plástico, galhos arbustivos secos, plantas artificiais e naturais, rochas, areia, etc. Um fato bastante perceptível durante a construção das maquetes foi a tentativa dos alunos em representar o real, apropriando-se de materiais naturais, como rochas, galhos arbustivos secos ou verdes, plantas vivas, como exemplares de Cactáceas e Euforbiáceas, para inserir no bioma Caatinga, por exemplo. Logo, isso pode estar atrelado a mistura do real com o imaginário, visto que a representação das maquetes estabelece esta conexão, despertando a curiosidade, a criatividade e aguça a imaginação, características consideradas importantes no desenvolvimento de novas habilidades e no processo de ensino-aprendizagem. No decorrer do processo de pesquisa, na organização e na sistematização dos conhecimentos pesquisados, por parte dos alunos, houve a constante mediação docente, sendo considerada importante no sentido do orientar e educar pela pesquisa em um viés constitutivo, construtivo e formativo de mão dupla, onde professor e aluno apropriam-se da pesquisa como um princípio educativo e também científico.

Biografia do Autor

Jonas Both de Melo, Colégio Marista Santo Ângelo

Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura, Professor de Ciências e Biologia da Educação Básica, Colégio Marista Santo Ângelo/RS

Franciele Cremer, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS

Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS

Maiara Helena de Melo Malinowski

Mestre em Química Tecnológica e Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande, Campus Carreiros, Rio Grande/RS

Publicado
24-10-2023