SOFTWARE GEOGEBRA: VIABILIDADE E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO APRENDIZAGEM

  • Násia de Oliveira Schneider Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luana Mattes Reichert
  • Denize Ivete Reis
Palavras-chave: Prática, GeoGebra, Aprendizagem

Resumo

Resumo: Este relato de experiência (RE) advém da atividade vinculada a Prática como Componente Curricular (PCC), desenvolvida no Componente Curricular (CCR) de Geometria Plana, do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, a qual teve como objeto de estudo o conteúdo Congruência de Triângulos - Caso Lado-Lado-Lado (LLL) e do Teorema de Tales. Nesta prática reproduzimos a atividade descrita nos artigos “Uma proposta de Ensino de Geometria Plana com GeoGebra” de autoria de Adriano Viana dos Santos, Anna Karla Barros da Trindade e Francisco de Paula Santos de Araújo Júnior e “Software GeoGebra como ferramenta no processo de ensino aprendizagem do Teorema de Tales” de autoria de Jucele Glowaki e Flávia Malta Branco. com o objetivo de avaliarmos a eficiência destas atividades em sala de aula. A prática foi desenvolvida com os acadêmicos deste CCR e, para as conclusões, devemos levar em consideração o nível de ensino dos acadêmicos. Com a aula ministrada destacamos pontos positivos e negativos quando pensamos em levar atividades diferenciadas, principalmente relacionadas ao GeoGebra para a sala de aula. O GeoGebra é um aplicativo de matemática dinâmica rico, que combina conceitos de geometria e álgebra e que atualmente está sendo muito discutido quanto ao seu uso para o ensino de matemática. A partir do desenvolvimento percebemos que, como essa prática é guiada por uma sequência de comandos no aplicativo temos que levar em consideração o tempo necessário para desenvolvê-la, devido às dificuldades que os educandos encontrarão para acompanhar o passo-a-passo e realizar a própria construção, o que pode ser um ponto negativo para a atividade e a relação estabelecida com os conceitos matemáticos. O uso de recursos tecnológicos em sala de aula é importante para auxiliar na visualização das construções geométricas refletindo assim na aprendizagem do educando, então uma das melhores alternativas é o professor desenvolver o roteiro junto de explicações, fazendo com que os alunos acompanhem visualmente e se concentrem na explicação dos conceitos e não dediquem sua concentração somente no fazer. Como os autores não aplicaram essa prática em sala de aula, discordo de suas afirmações relacionadas a possibilidade e facilidade de desenvolvê-la em sala de aula pois, mesmo sendo uma prática fácil para o professor, fica difícil de fazer com que todos os alunos acompanhem os passos em conjunto, se tornando uma atividade que demanda muito tempo. 

Publicado
24-10-2023