O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DOCÊNCIA I

  • Caroline Eich Arenhardt Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Danusa de Lara Bonotto
Palavras-chave: Ângulos, Planejamento, Saberes docentes

Resumo

Este resumo textualiza o relato de uma experiência de docência realizada no componente curricular (CCR) de Laboratório de Educação Matemática e Docência I do Curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul. Nesse CCR desenvolveu-se o planejamento de planos de aula elaborados para a abordagem de objetos do conhecimento dos anos finais do nível fundamental de ensino. Desse modo, escolheu-se o tema “Ângulos: noção, usos e medidas”. O planejamento partiu da contextualização, utilizando imagens, da presença dos ângulos no dia a dia: na construção civil, arquitetura, manobras de veículos, decolagem e pouso de aviões, dentre outros exemplos. A partir daí, realizou-se a medição e classificação dos ângulos quanto a sua medida. Na sequência, organizou-se um material didático para auxiliar na abordagem do conteúdo. Desse modo, planejou-se um jogo3 intitulado “A caminhada dos Ângulos”, o qual consiste em uma trilha organizada em um tabuleiro com saída e chegada, um dado e marcadores de cores diferentes. Podem jogar até seis jogadores. Inicialmente se escolhe o aluno que começa a jogada, este deve realizar o lançamento do dado e andar o número de casas sorteado. Cada jogador deve ter em mãos papel e caneta para realizar anotações. Nas casas do tabuleiro os alunos deverão resolver problemas envolvendo a classificação e a tipologia dos ângulos. O vencedor não é quem chega primeiro ao final, mas quem acumula a maior pontuação referente às medidas dos ângulos. O jogo produzido pode ser compreendido como um facilitador para aprendizagem e possibilita a reconstrução de conceitos, envolvendo os alunos de modo participativo, estabelecendo soluções e permitindo a comunicação dos resultados e as estratégias de resolução. A prática desenvolvida possibilitou refletir sobre a importância do planejamento o qual faz parte do trabalho do professor e permite a organização da prática pedagógica e a articulação das atividades educacionais, exigindo do professor reflexão sobre os processos de ensinar e aprender. Além disso, possibilitou reflexões acerca dos saberes necessários à docência, ou seja, o professor além do conhecimento do seu objeto de ensino ou conhecimento do conteúdo, deve também buscar estratégias para ensinar, ou seja, deve mobilizar o conhecimento pedagógico do conteúdo.

Publicado
24-10-2023