ROSALIND FRANKLIN: A CONSTRUÇÃO DE HQ’S A PARTIR DE ELEMENTOS DA HC NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Proposta Didática, Investigação-Formação-Ação, História da Ciência

Resumo

Este estudo teve o objetivo de reformular uma proposta didática a partir da utilização de Tecnologias da informação e comunicação (TICs) para compreender a importância da História em Quadrinho (HQ) na contextualização da História da Ciência (HC), sendo possível reconhecer à trajetória de mulheres como a Rosalind Franklin e suas contribuições para o desenvolvimento da estrutura da molécula do ácido desoxirribonucleico (DNA), bem como abordar o contexto social/cultural/econômico que implicaram na construção do conhecimento na época. A ação é resultante de atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Meninas e Mulheres na HC, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, tendo a participação de professores e acadêmicos dos Cursos de Licenciaturas em Matemática e em Ciências Biológicas, com o planejamento e mediação de oficinas para Escola de Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) da Rede Pública Municipal de Ensino do município de Santa Rosa, em 2022. A partir da reflexão de uma intervenção que já foi mediada com 83 estudantes, em que por meio de elementos históricos da físico-química Rosalind abordados em uma HQ, propomos, com a Investigação-Formação-Ação (IFA), a (re) organização da confecção de uma HQ pelos alunos, a partir da reflexão acerca da ação realizada, visando aprofundamento conceitual, reformulação e ampliação de possibilidades para a construção dos estudantes em um viés tecnológico, pretendemos melhorar a prática. Ao retomar a escrita percebemos que a criação das tirinhas poderia ser desenvolvida com a utilização da plataforma Adobe Express[1]. Na primeira intervenção com os estudantes, em que foi efetuada a leitura da HQ construída pelos licenciandos, contendo elementos historiográficos de Franklin[2] com o dialogado acerca do contexto histórico em torno do desenvolvimento da molécula do DNA, os estudantes expressaram suas concepções, por meio de um questionário aberto sobre a HQ e produziram suas tirinhas. Neste sentido destacamos nos resultados: a assimilação da história em que a mulher é protagonista de uma “descoberta” científica entorno da estrutura do DNA; a descrição do cientista como o responsável por "estudar e descobrir novas curas”; nas ilustrações a representação de objetos de laboratório envolvendo o ser cientista e de homens para retratar uma “descoberta” científica (somente um desenho retratou uma mulher) na questão ao chamou a atenção em toda história, traduzindo assim visões de Ciência estereotipada. Portanto, acreditamos que a reconstrução da proposta de construção da HQ com elementos historiográficos de Franklin pode romper concepções equivocadas do conhecimento científico, como, por exemplo: a visão de Ciência como produto, “neutra”, sem o contexto da época. Além de contribuir para a percepção do conhecimento em construção, ao revisitar as problemáticas podem emergir a (re) significação de novos conhecimentos.

 

[1] A plataforma Adobe Express é uma Ferramenta online para criar HQ’s (também possuí a versão em aplicativo) entre outros recursos disponibilizados, ela pode ser utilizada gratuitamente fazendo um cadastro diretamente no site: https://shre.ink/lpDL . Acesso 23 de jun. 2023.

[2] A produção de hq’s a partir da leitura em elementos históricos de Rosalind Franklin. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/download/18157/11638 . Acesso 23 de jun. 2023.

Biografia do Autor

Angélica Maria de Gasperi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS/Brasil, Bolsista Institucional (UFFS). Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar/2022), Campus Santa Rosa, RS/Brasil.

Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), profª. no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, RS/Brasil, Profª. do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS/Brasil.

Publicado
24-10-2023