ONTEM ALUNOS, HOJE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MOSTRANDO COMO O ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR NOS CONSTITUI PROFESSORES

  • Karim Francini Herlen Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo
  • Flávio Henrique Silva Ferreira
  • Tainara do Amaral Pereira da Silva
  • Roque Ismael da Costa Güllich
Palavras-chave: Reflexão crítica, Universidade-Escola, Investigação-Ação, Gestão Educacional, Ensino de Ciências

Resumo

O presente relato trata-se de uma experiência a partir da reflexão da própria prática ponderada a partir de espirais autorreflexivas da Investigação-Formação-Ação em Ciências. O relato é referente a primeira experiência de professores de Ciências em formação inicial decorrente do primeiro estágio dentro da vida acadêmica - o Estágio Curricular Supervisionado I: Gestão Escolar - o qual constitui-se por trazer à tona as problematizações encontradas na realidade do contexto escolar, processos de gestão e contextualização das vivências e situações que ocorrem diariamente dentro de uma escola. Ele é realizado no quinto semestre do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e acaba tornando-se o primeiro contato do aluno do curso que passa a ser o (futuro) professor com a rotina da escola, não sendo mais um estudante do ensino fundamental ou médio, nem apenas da graduação: quando retorna ao espaço escolar. Por isso, o estágio de gestão tem como objetivo auxiliar o licenciando a compreender e refletir sobre a proposta pedagógica da escola na prática, tendo acesso a diversas partes de gestão, como a pedagógica, a financeira e de pessoas, por exemplo. O estágio foi realizado em grupo, em uma escola Estadual localizada na Região das Missões, no interior do Estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil (BR) onde foram realizados 7 encontros, durante as sextas-feiras, pela manhã. Nesses encontros diversas ações foram desenvolvidas, como observação do espaço escolar e conversas com a direção, supervisão, professores e outros funcionários que constituem o quadro de servidores/funcionários da escola a fim de contextualizar o processo de gestão com foco a formação pela pesquisa da prática. Avaliamos que a nossa participação no estágio de gestão foi muito importante, pois com isso conseguimos adquirir diferentes experiências e conhecimento teórico e prático da profissão professor. Acreditamos que a modificação entre o ser aluno e o ser professor promovida pelo contexto do estágio, nos deixou mais preparados para enfrentar a profissão neste tempo-espaço de presente-futuro. A experiência vivenciada e refletida do estágio em gestão escolar, nos preparou para adentrarmos na profissão após formados e assim saberemos escutar nossos alunos, professores, colegas e equipes, respeitando-os e resolvendo as dificuldades enfrentadas dentro dos espaços escolares da melhor forma possível, recorrendo aos recursos disponíveis no momento de forma reflexiva. A formação pelo processo de investigação-ação se mostrou importante em todo o estágio para conduzir a autoformação de professores de Ciências e Biologia, com atenção a Gestão Escolar.

Publicado
13-11-2023