ABORDANDO SOMA DE FRAÇÕES COM DENOMINADORES IGUAIS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULATIVO

  • Luana Mattes Reichert Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Prática Pedagógica (PP);, Plano de Aula;, Material Manipulável;, Ensino; Aprendizagem;

Resumo

Este relato de experiência (RE) advém de atividades vinculadas a Prática como Componente Curricular (PCC), desenvolvida no Componente Curricular (CCR) de Laboratório de Educação Matemática e Docência I, do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, a qual teve como objeto de estudo números e grandezas e medidas. Desse modo, a partir de proposições do CCR realizou-se o planejamento e desenvolvimento de uma prática pedagógica (PP) para a abordagem do significado de fração do número racional e a operação de adição com denominadores iguais. Tal PP foi planejada para o sexto ano do Ensino Fundamental e desenvolvida com licenciandos da primeira fase do Curso de Matemática. Para tal, foi utilizado o problema como ponto de partida, “Temos uma barra de chocolate que será dividida em 12 pedaços de mesmo tamanho. Quero distribuir tais pedaços para os integrantes da turma. Como farei essa distribuição? Como posso representar de forma fracionária o todo e a parte distribuída?”. A partir dessa problemática e com anotações e representações no quadro foi possível abordar o significado de parte todo e a operação de adição de frações com denominadores iguais. Na sequência utilizou-se um recurso didático, de autoria própria, para fixação do conhecimento e para auxiliar a compreensão do conteúdo abordado. O recurso didático envolveu a utilização da Escala de Cuisenaire, material constituído de peças[1] coloridas com tamanhos proporcionais representando números de 1 a 10 com o objetivo de trabalhar conceitos matemáticos básicos e representações fracionárias, e cartas que continham frações de denominadores iguais. Assim, os alunos deveriam realizar a operação, representar as duas frações e o resultado utilizando a escala. Também como PCC, desenvolvemos um vídeo explicativo para divulgação desse material, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1nqdPaEFgibvAbbj1IPMGr8BO8F7MKI55/view?usp=sharing. Com a PP, concluímos que a abordagem da resolução de problemas e a utilização de materiais manipuláveis em sala torna o desenvolvimento da aula mais dinâmica e divertida, pois os estudantes demonstram maior interesse pelo conteúdo apresentado. Também, a partir da problematização inicial, o aluno percebe o problema e, se apropriando dos conhecimentos já adquiridos em outros momentos, deve encontrar formas de resolvê-lo, desenvolvendo assim o pensar/raciocinar, do estudante.

Publicado
24-10-2023