INTEGRAÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR, GENOGRAMA E ECOMAPA NO ENSINO MÉDICO

UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA

Autores

  • Edemilton Rodrigues Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Otavio Ananias Pereira da Silva Ribeiro Acadêmico de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Glaucon J Jean Jerry Joubert Peruzzo Acadêmico de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ederson Sinhor Nunes Acadêmico de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Natan Santos Soares de Oliveira Acadêmico de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vinicius Pagani Acadêmico de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Henrique Dickel De Mello Acadêmico de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosane Paula Nierotka Fisioterapeuta, Doutora em Ciências da Saúde, Docente do curso de medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Saúde Holística, Formação Médica, Humanização da Assistência, Saúde Pública

Resumo

Introdução: O Projeto Terapêutico Singular- PTS, o Genograma e o Ecomapa são ferramentas que promovem um cuidado integrado e centrado no paciente, permitindo uma visão abrangente de sua saúde. Abordagens que possibilitam a compreensão do contexto social e familiar, com uma base sólida para uma prática médica mais humanizada e integral. Objetivos: Explorar a aplicação do PTS, Genograma e Ecomapa no ensino médico. Descrição do caso: Estudo qualitativo, descritivo e observacional, utilizando o relato de caso de Dona Lourdes (os nomes a seguir são fictícios), uma usuária de 79 anos com condições crônicas (hipertensão, diabetes e instabilidade crônica do tornozelo) e uma estrutura familiar complexa (sete filhos e 21 netos). O PTS, Genograma e Ecomapa foram aplicados para mapear a família, redes de suporte e fatores que afetam sua saúde, com o objetivo de criar um plano de cuidado integral e personalizado. O Genograma revelou a complexidade familiar de Dona Lourdes, destacando a perda traumática de sua filha Vanusa, assassinada pelo ex-marido, o que contribuiu para o agravamento do quadro de hipertensão. O Genograma também evidenciou variações nas visitas dos filhos e relações conflitantes com a filha Margarida e o genro de Dona Lourdes, refletindo o impacto dessas dinâmicas no suporte emocional e saúde de Dona Lourdes. O Ecomapa destacou a rede de apoio social, a filha Vera como sua cuidadora principal e a importância das visitas regulares de outros filhos, como Aparecida, além do apoio de amigos, vizinhos e dois cachorros de estimação. A criação de um PTS em conjunto com outros profissionais, com base no Genograma e Ecomapa, permitiu criar um plano de cuidados personalizado, ajustando a medicação para hipertensão e diabetes e abordando sequelas da cirurgia ocular e do estado do tornozelo. O plano incluiu estratégias para melhorar a adesão ao tratamento e garantir apoio psicológico para o estresse e trauma familiar, mantendo e potencialmente ampliando o suporte social. Conclusões: A aplicação do PTS, Genograma e Ecomapa no ensino médico ajuda os estudantes a compreenderem melhor as necessidades individuais dos pacientes e seus familiares, integrando aspectos clínicos e psicossociais. O estudo enfatiza a relevância do contexto familiar e social no planejamento dos cuidados, promovendo uma prática médica mais humanizada e eficaz. Essas ferramentas são essenciais para formar profissionais capazes de oferecer um cuidado mais personalizado e abrangente.

 

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Publicado

21-07-2025