PROMOTORES DE SAÚDE NA ESCOLA
INTEGRANDO SAÚDE E EDUCAÇÃO NA ATENÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE
Palavras-chave:
Educação em saúde, Prevenção de agravos, Saúde escolarResumo
Introdução: O Programa de Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa entre os Ministérios da Saúde e Educação que visa à promoção da saúde e prevenção de doenças entre estudantes, integrando ações educativas nas escolas públicas, conforme as diretrizes estabelecidas no plano do programa. Objetivos: Relatar a experiência da participação no projeto de extensão Promotores de Saúde na Escola. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. O projeto extensão objetiva implementar ações educativas voltadas à promoção de saúde no ambiente escolar utilizando metodologias lúdicas e interativas. A equipe do projeto é composta por uma docente coordenadora, uma acadêmica bolsista e três acadêmicos voluntários dos cursos de medicina e enfermagem. A equipe iniciou os trabalhos com estudos sobre o programa, as temáticas orientadas no PSE e discussões de suas facilidades e desafios, de acordo com a literatura científica. Em seguida, partiu-se para o contato com as escolas, a fim de obter a autorização destas, momento este mediado pelas Unidades de Saúde a qual as escolas pertencem, além de elencar prioridades de temas a serem trabalhadas. Até o momento, foram realizadas atividades em duas turmas em uma Escola de Educação Básica. Prévia a realização da atividade, a equipe desenvolveu o planejamento da atividade contendo: objetivos, público alvo, descrição temporal e materiais necessários para realização da atividade. Após a realização a atividade a equipe desenvolveu uma avaliação a fim de avaliar se os objetivos definidos foram alcançados. A equipe desenvolveu materiais e aplicou dinâmicas de grupo para estimular a reflexão dos alunos sobre hábitos alimentares para adequado crescimento e prevenção de doenças. Resultados e Discussão: As atividades foram realizadas com aproximadamente 65 crianças e o dinamismo das atividades, facilitaram o engajamento dos estudantes nas práticas relacionadas à alimentação saudável. A interação lúdica facilitou a compreensão dos conceitos de nutrição e os alunos demonstraram mudanças nas percepções sobre suas escolhas alimentares. Considerações finais: As atividades implementadas foram eficazes na promoção da alimentação saudável e na educação dos alunos sobre a importância de hábitos alimentares equilibrados. A integração entre escola, saúde e comunidade mostrou-se fundamental para o sucesso das intervenções e resultados indicam a viabilidade de expansão do projeto, fortalecendo a promoção de saúde nas instituições de ensino.