Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde:

relato de caso

  • Maria Eduarda Simon
  • Angela Makeli Kososki Dalagnol UFFS
  • Débora Tavares de Resende e Silva
Palavras-chave: Práticas Integrativas e Complementares; Liga Acadêmica; Relato de Caso; Sistema Único de Saúde

Resumo

Introdução: Instituídas no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano de 2006 as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) apresentam-se como um conjunto de terapêuticas não convencionais e não farmacológicas que visam a promoção, prevenção e recuperação do indivíduo. Atualmente o SUS conta com a implementação de 29 terapêuticas as quais visam promover o bem estar, físico, psíquico, emocional e social. Ainda hoje as PICS não possuem uma grande adesão dentro dos tratamento convencionais e farmacológicos uma vez que a população não possui conhecimento sobre a eficácia das terapêuticas, com isso a criação de Ligas Acadêmicas vem com o intuito de promover e difundir estudos na área das PICS, orientando alunos e profissionais quanto a esta prática, produzindo e compartilhando conhecimentos acerca da temática. Objetivos: Promover o relato de  experiências voltadas à expansão do conhecimento na área de PICs. Metodologia/Resultados: Descrição de caso:  compor a diretoria de uma liga compõe uma demanda extra curricular de graduação, onde as atividades desenvolvidas visam a ampliação de conhecimento fora da grade curricular padrão apresentada dentro dos cursos da área da saúde. Dentre as atividades desenvolvidas na Liga, podemos citar a realização de rodas de conversas contemplando as terapêuticas implementadas no SUS, as quais contaram com facilitadores com experiência na temáticas. Os encontros aconteceram por meio virtual e presencial e possuíam livre adesão ao público acadêmico e público externo. Além destes, foram promovidos eventos presenciais, os quais contavam com a realização de prática das terapêuticas, e que foram conduzidos por profissionais capacitados, como aula prática de yoga e aplicação de auriculoterapia, essas ações tinham como público alvo acadêmicos e público externo. Conclusões/Considerações Finais: A realização de atividades dentro de uma Liga Acadêmica é um potente disseminador de conhecimento, os quais possibilitam a ampliação de saberes para que possam aprimorar o embasamento da prática clínica de futuros profissionais de saúde, expandido de maneira positiva as técnicas terapêuticas que vão além do currículo implementado dentro da graduação, além de disseminar o conhecimento sobre as PICS para a comunidade externa as quais ainda detém de fragilidades dentro das temáticas abordadas

Publicado
20-09-2022