Clínica Ampliada

Análise de um curso de Medicina derivado do Programa Mais Médicos

  • Lorraynne Camila Moreira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tammy Stephanie Massolin Albrecht Costa UFFS
  • Graciela Soares Fonsêca UFFS
Palavras-chave: Competência clínica; Medicina clínica; Educação médica

Resumo

Introdução: Ao longo do tempo, os conceitos de clínica foram se modificando, sendo mais difundida a clínica tradicional que busca tratar a doença, sem se preocupar com o sujeito e outras questões que o envolvem. Contudo, o modo de fazer clínica vem sendo modificado diante das demandas que a clínica tradicional não é capaz de atender e, por isso, foi necessário um método ampliado de cuidado, focando a ação no sujeito e em suas particularidades, deixando a doença entre parênteses. Sendo assim, a formação médica também vem sendo modificada, caminhando no sentido de atender os requisitos previstos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Medicina, sendo um deles, a formação de profissionais capazes de atuar nos moldes da clínica ampliada. Objetivo: Identificar elementos da clínica ampliada nos discursos dos estudantes e docentes médicos do curso de medicina da UFFS, campus Chapecó. Metodologia: Estudo exploratório de abordagem qualitativa que coletou dados por meio de entrevistas individuais com os docentes médicos (n=21) e grupos focais com os acadêmicos (n=43). Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática, que visa obter a descrição do conteúdo das mensagens com posterior atribuição de significados relacionados aos discursos. Resultados e Discussão: A partir da análise, os discursos revelaram a imprescindibilidade da empatia e de uma boa relação médico-paciente na prática clínica centrada no sujeito, pois estes aspectos levam ao estabelecimento de uma relação de confiança entre as partes, o que contribui para a formação de vínculo, melhor adesão ao tratamento e aumento da satisfação, tanto por parte do paciente, quanto do médico. As falas valorizaram ainda o olhar atento do médico para todos os aspectos que envolvem o paciente, a escuta ampliada e qualificada e a comunicação que permita conhecer a singularidade das pessoas que estão envolvidas na relação terapêutica. São fundamentais, ainda, o domínio do conhecimento que envolvem a anamnese, o exame físico e as competências de diagnóstico e tratamento. Por fim, os participantes frisaram a importância de se trabalhar em equipe para solucionar os problemas apresentados pelos pacientes. Conclusão: Apesar da formação médica com uma visão voltada para a clínica ampliada e para a medicina centrada no paciente ser relativamente nova, pode-se inferir que o curso de medicina da UFFS tem alcançado esse objetivo, pois, tanto os docentes médicos quanto os  alunos conhecem o foco que essa clínica dá ao sujeito atendido e sabem quais são os elementos fundamentais que irão resultar em maior efetividade do trabalho médico.

Biografia do Autor

Lorraynne Camila Moreira, Universidade Federal da Fronteira Sul
Acadêmica do Curso de Medicina da UFFS.
Publicado
01-11-2019