DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA PRÁTICO PARA A UTILIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

  • Agatha Carina Galvan Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sara Leticia Agazzi
  • Alexander Garcia Parker
  • Eleine Maestri
  • Júlia Valéria Oliveira Vargas Bittencourt
Palavras-chave: Processo de Enfermagem, Material de ensino, Enfermagem

Resumo

Introdução: O Processo de Enfermagem (PE) consiste na aplicação de cinco etapas: avaliação clínica do paciente, escolha e aplicação dos diagnósticos de enfermagem (DE), planejamento e implementação das intervenções e a avaliação das possíveis modificações dos cuidados propostos. A partir de sua execução, é garantido ao paciente um cuidado seguro e respaldado cientificamente (MARGOTTI et al., 2021). Contudo, para o levantamento das informações pertinentes conforme o caso clínico de saúde, a escolha do DE acurado e as intervenções assertivas, é necessário conhecer a dinâmica apropriada para sua elaboração (MARQUES et al., 2022). Estudos apontam que estudantes de enfermagem, conseguem conceituar o significado do PE, todavia as cinco etapas não são elencadas na ordem correta, ou há dificuldade em aplicá-lo na prática  (MARGOTTI et al., 2021). Ademais, a grande maioria dos profissionais não aplicam apropriadamente suas etapas e apresentam dificuldade em diferenciar Sistematização da Assistência de  Enfermagem (SAE) e PE, o que demonstra a falta de preparo teórico sobre a assistência congruente ao PE (RIBEIRO et al., 2020). Assim, ampliar o conhecimento de estudantes, docentes e profissionais de enfermagem sobre o emprego do PE, torna-se essencial para garantir o fortalecimento profissional, autonomia e assegurar um cuidado positivo. Objetivo: Auxiliar professores, estudantes e profissionais da área de enfermagem a compreender e ampliar à prática do PE. Descrição das atividades: O guia foi elaborado por seis acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), da sétima e nona fase, conforme a base científica das últimas publicações sobre o PE. Foi elaborado conforme a dificuldade que profissionais apresentaram sobre a utilização das etapas do PE, durante a vivência em um programa de extensão, em um Hospital Público Escola da cidade de Chapecó -Santa Catarina,  intitulado “Desenvolvimento, validação e avaliação de tecnologias sustentadas pela implantação/implementação do Processo de Enfermagem”. Este, consiste em auxiliar profissionais a melhorar o desenvolvimento prático do PE, através de cursos de aperfeiçoamento. Diante disso, o material aborda exclusivamente o PE voltado à área hospitalar, de forma a elucidar as taxonomias North American Nursing Diagnosis Association (NANDA-I), Nursing Interventions Classification (NIC) e Nursing Outcomes Classification (NOC). O processo de produção foi dividido entre as estudantes, ao passo que cada uma desenvolveu o aporte teórico e midiático de uma etapa e exercícios finais. O material apresenta cinco tópicos a fim de dividir as etapas do PE de maneira explicativa, junto a quatro vídeos ilustrativos que abordam o conteúdo de cada tópico, e ao fim encontram-se sete questões a serem resolvidas para possibilitar a fixação do conteúdo. O guia explica a diferença entre SAE, PE, Histórico de Enfermagem, Anotação e Evolução de Enfermagem, como é organizada a evolução conforme o referencial das Necessidades Humanas Básicas, de Wanda Horta, como os DE devem ser construídos e explicações práticas das demais etapas. As questões finais revisam o conteúdo, além de instituir um caso clínico para aplicação de cada etapa e acompanham o gabarito dos exercícios. A divulgação e acesso se dá por meio digital, sendo disseminada, atualmente, no meio acadêmico. 

Publicado
27-06-2023