INTEGRANDO A PESQUISA E A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: MOVIMENTOS DO PROJETO PREVINE BRASIL

  • Alessandra Yasmin Hoffmann Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Bruna Bartolomey UFFS
  • Larissa Hermes Thomas Tombini UFFS
  • Valéria Silvana Faganello Madureira UFFS
  • Jeane Barros de Souza UFFS
  • Daniela Savi Geremia UFFS
Palavras-chave: Sistema único de saúde;, atenção primária à saúde;, financiamento da saúde;, educação permanente em saúde.

Resumo

A Atenção Primária à Saúde (APS) configura a entrada preferencial do usuário ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o financiamento da APS ocorre pelo Programa Previne Brasil, instituído pela Portaria número 2979 de novembro de 2019, que trata das transferências de recursos financeiros para os municípios com base nos critérios de capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo financeiro com base em critério populacional, e incentivo para ações estratégicas. As alterações postas pela nova portaria desafiam os gestores municipais para estabelecimento de capacidade máxima e alcance da totalidade de recursos financeiros possíveis. Para tanto, é fundamental o desenvolvimento de ações como a educação permanente em saúde (EPS) visando aperfeiçoar os conhecimentos na temática financiamento da APS, potencializando seus  resultados e recursos. Este trabalho objetiva relatar a experiência de EPS desenvolvida com gestores municipais da Macrorregião Grande Oeste Catarinense, na abordagem da temática Previne Brasil. Foram desenvolvidas, no segundo semestre de 2022, seis oficinas de coleta de dados em pesquisa que constituíram espaço de discussão sobre a temática Previne Brasil, sendo duas oficinas em cada região de saúde (Oeste, Extremo Oeste e Xanxerê). Coerente à metodologia de Pesquisa Convergente Assistencial proposta, as oficinas foram desenvolvidas em abordagem problematizadora e dialógica. Ofereceram oportunidade para inquietações, dúvidas, sugestões, identificação de dificuldades e potencialidades, fundamentando reflexões e construção de novos conhecimentos e práticas, caracterizando genuíno movimento de EPS. Reforçando a EPS como estratégia para a qualificação dos profissionais, das práticas e da gestão dos serviços de saúde, esta, deve compor a agenda das universidades, fortalecendo a integração entre o ensino e o serviço, bem como a formação e a atenção em saúde.

Publicado
27-06-2023