A ENFERMAGEM PROMOVENDO A SAÚDE POR MEIO DA MÚSICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA APAE

Palavras-chave: Enfermagem, Música, Promoção da Saúde

Resumo

A diversidade, ao longo da história, passou por diferentes conceitos, mas foi somente no final do século XX, com a discussão dos direitos sociais na Constituição Federal, que as pessoas excepcionais foram reconhecidas como indivíduos de direitos e deveres. Dessa forma, considera-se excepcional a pessoa com deficiência que apresenta perda ou alteração nas funções físicas e/ou mentais, o que gera dificuldade ou incapacidade na realização de atividades do cotidiano. Para garantir o direito dessa população, em 1987 foi criada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com o objetivo de promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência, independente da faixa etária, buscando assegurar o pleno exercício da cidadania. Além disso, em 2002, foi criada a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, que tem como pauta ampliar a assistência desse público para além da atenção especializada, partindo do pressuposto que esses cidadãos podem ser acometidos por doenças e/ou agravos, portanto, faz-se necessário um olhar holístico, com foco na promoção da saúde. Uma ferramenta que vem ganhando espaço na promoção da saúde é a música, sendo considerada uma tecnologia de cuidado, capaz de proporcionar momentos felizes, de aconchego, tranquilidade, lazer e de reflexão. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento da intervenção musical para os alunos da APAE. O projeto de extensão “Musicagem”, é composto por 10 estudantes, duas enfermeiras e uma docente do curso de graduação em enfermagem de uma Universidade pública do sul do Brasil. O projeto tem como propósito promover a saúde de pessoas hospitalizadas, seus familiares e profissionais da saúde de dois hospitais públicos do Oeste de Santa Catarina, através de intervenções semanais. Além disso, também realiza ações de promoção da saúde em outras instituições, quando solicitado, como no caso da APAE. Nessa ocasião em especial, o projeto Musicagem foi convidado pelos estudantes do curso de medicina da mesma universidade a realizar uma intervenção musical na APAE. Essa ação tinha como proposta promover um momento de interação e socialização. Assim, a equipe do projeto Musicagem selecionou músicas que retratavam sobre amizade, família e amor. Também foram confeccionadas caixinhas de fósforo decorativas, contendo arroz dentro, simulando um instrumento de percussão e estas foram distribuídas para os alunos da APAE, que puderam tocar juntamente com os instrumentistas todas as músicas. Em vários momentos, os alunos se organizaram em roda e deram-se as mãos, dançaram, cantaram e aplaudiam, com participação ativa em todo o processo. A experiência demonstrou que a música é inclusive e pode ser promotora da saúde em diferentes espaços, para além do ambiente hospitalar. Foi perceptível que os alunos da APAE e os profissionais presentes alegraram-se com a realização da intervenção musical, o que tornou o momento divertido e prazeroso também para os integrantes do Musicagem. Ressalta-se a importância da continuidade de ações que promovam a saúde através da música, bem como o incentivo a pesquisas que demonstrem seus benefícios em outros contextos e realidades da sociedade.

Biografia do Autor

Samantha Karoline Mafra, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- campus Chapecó.

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como bolsista CAPES. Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrado em Saúde Pública pela UFSC. Especialista em Enfermagem na Saúde da Família, Especialista em Musicoterapia, Especialista em Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental. Graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).

Débora Ceccatto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

Richard Augusto Thomann Beckert, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- campus Chapecó.

Kasey Martins Ost, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- campus Chapecó.

Publicado
27-06-2023