PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

EXPERIÊNCIA DE PETIANOS NO FORTALECIMENTO DO VÍNCULO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO

  • Thamirys Fernanda Santos UFFS
  • Kailane Paula Pretto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Cristina dos Santos
  • Daniela Savi Geremia Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Educação em saúde, Promoção da saúde escolar, PET-Saúde

Resumo

Os determinantes sociais em saúde são definidos como condições que interferem no processo saúde-doença, sendo caracterizado como o conjunto de acontecimentos, situações e comportamentos da vida nas esferas econômica, social, ambiental, política, governamental, cultural e subjetiva que podem afetar positivamente ou negativamente a saúde dos  indivíduos, segmentos sociais, coletividades, populações e territórios, isto é, que afetam o desenvolvimento humano (VIANNA, 2011). No Brasil, um dos pontos negativos causados pelos determinantes sociais é a dificuldade de difusão das informações de saúde, de modo igualitário, devido à vastidão de seu território e as realidades individuais de cada localidade. Em vista disto, o Programa Saúde nas Escolas (PSE), instituído pela Portaria N.º909/2010, busca efetivar o acesso às informações sobre promoção, prevenção e proteção da saúde nas escolas, tendo como público-alvo crianças e adolescentes no período de formação. As ações do PSE, em todas as dimensões, devem estar inseridas no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas municipais, respeitando a competência político executiva dos estados e municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do país e à autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas (MS, 2010). Assim, a partir do PPP são informadas as principais demandas definidas pelas instituições de ensino, sendo baseadas na identificação de vulnerabilidades no cotidiano educacional, os quais em articulação com a área da saúde, poderão ser objeto de ação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para a efetivação das diretrizes do PSE. Em consonância, nas atuações pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), os petianos juntamente com os profissionais de uma das unidades de saúde vinculadas ao programa, executaram atividades na escola do território, e a partir disto surgiu a questão: Quais foram os aprendizados dos petianos com a realização das atividades na escola? As ações estabelecidas no PPP do município foram executadas?. Neste sentido, este estudo tem como finalidade, relatar a experiência de membros do PET-Saúde Gestão e Assistência 2022-2023 - Ministério da Saúde, com a execução de ações voltadas à efetivação do PSE. Relatar a experiência de membros do PET-Saúde Gestão e Assistência 2022-2023 - Ministério da Saúde, com a execução de ações de educação em saúde desenvolvidas em escola municipal para a efetivação do Programa Saúde nas Escolas. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. O mesmo descreve as atividades realizadas em uma escola municipal de um município do oeste catarinense. As ações foram executadas por membros do PET-Saúde Gestão e Assistência 2022-2023 - Ministério da Saúde, com os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), visando à efetivação do Programa Saúde nas Escolas (PSE). As atividades executadas e as datas foram definidas, previamente, pela enfermeira coordenadora da UBS, em articulação com a instituição de ensino, sendo estabelecida a realização de aplicação da Escala Optométrica de Snellen e a promoção da saúde bucal, nos dias 16 e 31 de março de 2023, nos períodos matutino e vespertino, bem como a verificação das cadernetas de vacinação e aferição da pressão arterial, distribuição de folhetos informativos sobre o desenvolvimento do corpo humano na adolescência, a importância do diálogo entre pais e filhos, a prevenção do consumo excessivo de álcool e uso de drogas, no Dia da Família na Escola, ocorrido em 15 de abril de 2023, no período matutino. Os recursos materiais utilizados para o teste de visão foram dois cartazes com a Escala Optométrica de Snellen, dois tapa olhos e duas réguas, flúor e escovas de dente já selecionadas conforme lista de matriculados e suas respectivas classes. Já os recursos humanos foram três acadêmicas de enfermagem, um acadêmico de psicologia, dois membros da ESB, a enfermeira assistencial e preceptora do PET-Saúde, além de duas docentes petianas que dividiram sua participação em turnos. Inicialmente, nos dias 16 e 31 de março de 2023, no período matutino, as atividades foram desenvolvidas com estudantes do 6° ao 9° ano. Os profissionais da UBS e petianos, mediante a orientação dos membros da EBM, comunicaram aos estudantes as atividades a serem executadas, organizando a realização das orientações sobre saúde bucal dentro das salas e o teste de visão no lado externo, com a utilização da Escala Optométrica de Snellen. Já no período vespertino, foi utilizada a mesma dinâmica de execução das atividades, mas, com os alunos do 1° ao 5° ano. Durante o desenvolvimento das atividades, notou-se o interesse dos estudantes em participar das atividades propostas. Foi possível perceber que alguns discentes já possuíam vínculo com a UBS, haja vista, que alguns reconheceram os profissionais da saúde, ficando explícita a importância de conhecer e criar vínculo com os usuários do território adstrito, sob a perspectiva de facilitação do diálogo. Ainda na perspectiva da comunicação, com estudantes imigrantes houve a necessidade de maior articulação para orientar o procedimento, evidenciando a necessidade e importância do 2° idioma. Também, observou-se que a maioria dos estudantes já possuía algum conhecimento sobre o procedimento de execução do teste de visão, contudo, demonstraram certa preocupação quanto ao resultado, independente se já faziam uso ou não de lentes, evidenciando comportamentos de autocuidado. Para mais, a falta/dificuldade na alfabetização foi um fator limitante para a execução do teste de visão com alguns estudantes. Nestes casos, a escala foi aplicada, mas, os profissionais e petianos inseriram observação sobre a falta de letramento, ao lado do nome do estudante, na lista da turma. Cabe ressaltar que os alunos com teste de visão alterados farão parte do Programa de Olho no Futuro, o qual além de ofertar a consulta com o oftalmologista, fornece o óculos gratuitamente para alunos que frequentam essa escola municipal e estão cadastrados no CAD único do serviço social. No dia 15 de abril de 2023, das 9h às 11h, os profissionais da saúde e os petianos realizaram a aferição de pressão arterial, a análise de resultados de preventivos e a verificação das cadernetas de vacinação dos estudantes, familiares, professores e servidores da EBM. Foi possível notar, de maneira expressiva, o interesse da comunidade em participar da atividade promovida. A organização das atividades, na região externa da escola, utilizando tendas, promoveu um ambiente de socialização entre os presentes, e a articulação de atividades promovidas, exclusivamente, pela EBM e a prefeitura do município, com as atividades desenvolvidas pelos profissionais da UBS e petianos, tornou o ambiente propício para o estabelecimento de vínculos, promovendo um momento para exercer a cidadania e a cultura da paz. Além disso, propiciou a realização de estratégias de educação em saúde, por meio da distribuição de panfletos e a disseminação de informações relativas ao desenvolvimento do corpo humano na adolescência, a importância do diálogo entre pais e filhos, a prevenção do uso de drogas e do consumo excessivo de álcool, pelos acadêmicos petianos. Adiante, para os petianos, um dos elementos mais importantes foi a interação com a comunidade, que proporcionou uma visão mais fidedigna do contexto em que os cidadãos estão inseridos, para a elaboração de estratégias mais eficazes, e que tenham maior potencial de gerar resultados para os usuários da UBS. Também aprendemos que as atividades de educação em saúde são instrumentos para a identificação precoce de doenças ou alterações na homeostase do corpo de crianças e adolescentes, e de seus pares. Conclui-se que, a realização das atividades foi um importante instrumento de aprendizagem prática da aplicação do PSE, demonstrando que, atividades como as executadas, propiciam o estabelecimento e fortalecimento de vínculo entre os profissionais da UBS, a comunidade escolar e o ensino superior, e, que o desenvolvimento de atividades nas escolas, podem servir como meio para a avaliação da efetividade do vínculo dos profissionais com a comunidade. Para mais, as atividades desenvolvidas consolidaram 7 das 12 ações descritas no PPP do município em questão. Isto é, pouco mais da metade das demandas definidas pela instituição de ensino foram atendidas pela UBS. Diante disso, é evidente que a realização das ações definidas no PPP, voltadas para a efetivação do PSE, contribuiu com o trabalho da equipe de saúde, tornando mais objetivo e efetivo o planejamento das atividades a serem realizadas no território. Levando em consideração a formação acadêmica, a atuação nas atividades contribuiu para a visualização das diretrizes do programa na prática e o vislumbre da realização das estratégias quando no exercício profissional.

Publicado
27-06-2023