O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE INFANTIL EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Miriam Souza Oliveira Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ
  • Kézia Dias Lopes Centro Universitário Metropolitano da Amazônia- UNIFAMAZ
  • Lucimara Ribeiro Da Silva Centro Universitário Metropolitano da Amazônia- UNIFAMAZ
  • Thamires Cabral Freitas Centro Universitário Metropolitano da Amazônia- UNIFAMAZ
  • Ísis Da Costa Bezerra Faculdade Adventista da Bahia
  • Viviane Ferraz Ferreira De Aguiar Centro Universitário Metropolitano da Amazônia- UNIFAMAZ

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Educação Infantil

Resumo

Introdução:Na busca de melhorar o processo de saúde/doença as metodologias ativas se tornaram alternativas cada vez mais utilizadas na construção das ações educativas, no qual utiliza diversos métodos, modelos e estratégias para operar no ensino de aprendizagem do público escolhido. Neste processo é possível modificar e implementar diversas formas em busca da melhor experiência ao aprendiz.² O processo de educação em saúde está inteiramente ligada ao ato de compartilhar informação com a utilização das mais variadas formas e métodos, no qual o seu papel se torna uma importante ferramenta para a promoção de saúde, podendo estar ser elaborada e aplicada em diferentes públicos e local através do compartilhamento de informações com ferramenta eficazes na promoção em saúde.¹ Objetivo: Planejar e implementar uma forma de metodologia ativa para a educação em saúde de crianças matriculadas em escolas da rede pública de ensino na região metropolitana de Belém do Pará. Metodologia: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos do curso de bacharelado em enfermagem do terceiro período de uma instituição privada, na cidade de Belém do Pará. Esta ação foi desenvolvida em duas escolas da região de Belém. A primeira foi em uma escola da rede municipal de ensino na periferia de Ananindeua-PA, e a segunda em uma escola pública na região da ilha de Outeiro, no distrito industrial de Icoaraci. Foi elaborada uma peça teatral abordando o tema 

da alimentação saudável e a higiene dos alimentos. Os acadêmicos se caracterizaram com trajes de princesas conhecidas do público infantil, na qual em suas falas ressaltavam a importância de uma alimentação balanceada e higienizada, sempre enfatizando medidas simples, práticas e de fácil acesso para as crianças e pais. Resultados e Discussão: Foram obtidos resultados positivos após a aplicação da ação educativa, na qual, tivemos uma boa interação com as crianças presentes, sendo esclarecidasas dúvidas do público-alvo. Pode-se observar que a experiência para os estudantes foram de grande importância, pois as práticas simples e de fácil acesso demostrado nesta ação possibilitou seu aprendizado e se tornaram capazes de recriá-las no ambiente domiciliar e, assim, tornando efetivo para a melhor qualidade de vida para aquela comunidade. Considerações finais: Conclui-se que durante a realização desse trabalho foi de extrema importância o uso dessas metodologias ativas na educação e saúde do público infantil, trabalhando de uma forma criativa, simples e prática para que chamasse sua atenção, possibilitando ensinar a criança os contextos de saúde necessária.

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Publicado

05-04-2024