A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E SEU PAPEL EM TEMPOS DE PANDEMIA
ORIENTANDO SOBRE CONFECÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DE MÁSCARAS DE PANO
Palavras-chave:
Educação em saúde, Prevenção de doenças, Pandemias, Infecções por CoronavírusResumo
Introdução: Com o recente estabelecimento da pandemia pelo COVID-19, passou a ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso de máscaras, sendo, inclusive, obrigatório em muitos locais do país. Atualmente, as evidências quanto à efetividade do uso de máscaras de tecido são limitadas, sendo que evidências de baixa qualidade demonstraram que o uso de máscaras pela população em geral pode diminuir o risco de infecção pelo novo coronavírus, comparado ao não uso ou ao uso inconsistente de máscaras, sem especificar o tipo de máscara.¹ Importante ressaltar também que o uso de máscaras deve ser associado às outras medidas, como a higienização das mãos, distanciamento físico, não tocar no rosto, limpar superfícies frequentemente, etc², e que o uso de máscaras de tecido não está indicado para profissionais da saúde, sendo destinados para estes o uso das máscaras N95 e a máscara cirúrgica.¹ Mais recentemente um estudo comparando dois grupos similares antes e após a implementação de distanciamento social e medidas de higiene, demonstrou que essas medidas além de serem efetivas na redução da transmissão da doença, podem atenuar o curso clínico de indivíduos com COVID-19, provavelmente pela menor inoculação de vírus, e também por alteração no modo de transmissão do vírus (gotículas por contato próximo vs contato com superfícies contaminadas.³ Objetivo: Relatar a atividade de elaboração de material educativo sobre o uso de máscara no contexto da pandemia. Metodologia: Trata-se do relato de experiência da atividade desenvolvida como parte das ações elaborados pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade, que conta com a participação de profissionais, estudantes e discentes da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó (SESAU), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), através dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Psicologia e Educação Física. A atividade proposta foi elaborada pelo grupo de petianos do CSF Santo Antônio, como elaboração de materiais educativos para auxiliar à população com informações sobre o COVID-19, sendo as temáticas escolhidas: mitos e verdades acerca do novo coronavírus, orientações para casos sintomáticos e/ou confirmados e uso e elaboração de máscaras de tecido. Resultados e Discussão: Por meio do material educativo a respeito das máscaras, espera-se que os usuários compreendam, para além da importância de sua utilização, o uso correto desse método preventivo, assim como a higienização adequada de suas máscaras de pano, as quais, como trazido no material, podem ser confeccionadas em casa pelo próprio usuário. No início da pandemia da COVID-19 no Brasil, observou-se a rápida aquisição dos estoques de máscaras cirúrgicas e N95/PFF2 pela população em geral, no entanto tais máscaras devem ser priorizadas para uso dos profissionais na manutenção dos serviços de saúde.⁴ Além disso, para a população socioeconomicamente vulnerável e para aqueles que perderam suas fontes de renda com a premissa do isolamento social, a compra de máscaras poderia não ser sua principal prioridade em seu cenário familiar e econômico. Dessa forma, foi desperta a necessidade de orientação para a confecção de máscaras caseiras como estratégia acessível para fornecer segurança à população e também garantir aos profissionais as EPIs essenciais em seu trabalho. Somando-se a isso, também foi identificado a necessidade de orientação quanto a utilização e higienização das máscaras para que sua eficiência na proteção seja atingida. A partir disso, o grupo 5 do PET-Saúde/Interprofissionalidade optou pela elaboração de uma folder informativo sobre a confecção, utilização e higienização de máscaras em uma linguagem acessível e ilustrada a ser disponibilizado no Centro de Saúde da Família Santo Antônio. Esses folders ficaram disponíveis na sala de espera para que os usuários pudessem livremente pegá-los, caso se interessassem, e também foram oferecidos após as consultas de enfermagem. De acordo com a equipe profissional do CSF Santo Antônio, por meio do retorno de alguns usuários, o material informativo foi de grande valia, tanto no que diz respeito ao uso correto da máscara, como a sua confecção, por fim, citaram a facilitação e benefício dos contatos de atendimento que constam nesse material. Considerações finais: Um dos entraves na aceitação e compreensão de materiais educativos da saúde, por parte dos usuários, é o interesse quanto a doença abordada, o qual é desperto majoritariamente quando a própria ou alguma pessoa próxima já foi acometida por ela.⁵ Por isso, em um cenário de pandemia, pode-se observar que informações referentes a COVID-19 estão sendo avidamente buscadas e consumidas pela população. No entanto, esse movimento leva a população a uma saturação de informações, por vezes repetidas e mal compreendidas. Considerando isso, o grupo buscou a construção de um material informativo que apresentava, como premissa, o objetivo de fugir daquilo que já estava batido e que pudesse ser proveitoso a comunidade. Dessa forma, partindo-se das visões interprofissionais do grupo, foi elegido a construção de um material educativo sobre máscara, abordando sua confecção caseira, higienização e uso correto. Tornando-se o desafio do grupo a elaboração de um material educativo interessante, acessível e que conseguisse cumprir seu principal objetivo de promoção e prevenção da saúde. A partir desse movimento, o grupo fortalece seu trabalho interprofissional e alcança novas aprendizagens, não apenas sobre prevenção e COVID-19, mas também criatividade, muito necessária no ambiente prático.
REFERÊNCIAS
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