O USO DO PODCAST COMO FACILITADOR DE APRENDIZADO NO ENSINO DA ENFERMAGEM
Palavras-chave:
tecnologia educacional, ensino, enfermagemResumo
Introdução: A formação acadêmica em enfermagem possui como objetivo primordial diplomar enfermeiros qualificados, capazes de tratar pacientes em ambientes clínicos, com habilidade de tomada de decisões. Logo, o ensino de enfermagem deve convergir em métodos que estimulem capacidades de resolução de problemas e crescimento de pensamento crítico. Desta forma, o uso de diferentes tecnologias como instrumentos pedagógicos surge como um grande aliado ao aprendizado em enfermagem, pois potencializa o desenvolvimento de um processo pedagógico que ultrapasse os modelos de ensino centrados exclusivamente em técnicas. Entre as diversas tecnologias que podem ser utilizadas para fins educacionais, pode-se citar o podcast, um instrumento que tem sido amplamente divulgado e que consiste em um formato de mídia que permite produzir materiais didáticos como aulas, documentários e entrevistas em formato de episódios de áudio para acesso a qualquer hora e lugar, podendo fazer uso de fala, música ou ambos. Assim, justifica-se o interesse em desenvolver uma revisão da literatura acerca desta ferramenta como tecnologia educacional no ensino de enfermagem. Objetivo: Identificar as evidências produzidas na literatura científica acerca do uso do podcast como tecnologia educacional no ensino da enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado em agosto de 2020, mediante acesso virtual às bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e por meio da consulta às Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). Porém, a única base de dados em que encontrou-se resultados foi a CINAHL. Para a busca nas bases de dados, foram selecionados descritores presentes nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), que foram: podcast and nursing e podcast and enfermagem. Identificaram-se 105 publicações, das quais, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 55, das quais 20 foram pré-selecionadas e seis foram selecionados para a amostra desta revisão. Resultados e Discussão: Todos os seis artigos selecionados para esta revisão haviam sido publicados em periódicos de enfermagem e todos foram escritos na língua inglesa. No que tange ao desenho dos estudos, haviam três (50%) estudos descritivos, um (16,7%) estudo comparativo, uma (16,7%) pesquisa online e um (16,7%) estudo exploratório. Os resultados dos estudos demonstraram efeitos positivos e boa aceitação dos acadêmicos, tendo em vista que o uso de podcasts pelos alunos cresceu à medida que eles familiarizou-se com a tecnologia, considerando também seu baixo custo de produção e sua facilidade de acesso e disseminação. Os principais resultados positivos dos podcasts sugerem o aumento da compreensão alcançada pelos alunos devido à abordagem de entrega multimodal, uma relação aluno / tutor mais pessoal levando a uma maior engajamento e o uso eficaz de materiais para fins de revisão e consolidação. Os efeitos negativos desta ferramenta, dizem respeito a problemas com a tecnologia, na maioria das vezes dificuldade de download e acessando o material. Considerações finais: O uso de diferentes tecnologias como instrumentos pedagógicos incluindo o podcast, surge como um grande aliado ao aprendizado em enfermagem.
