PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS SOBRE O CORONAVÍRUS E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE:
PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA E ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Rede Social, Projetos, Educação em saúde, Prevenção, FormaçãoResumo
Introdução: A COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) é uma doença infecciosa causada pelo Coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Por se tratar de uma doença de fácil disseminação pelo trato respiratório, casos em todo o mundo têm causado grande impacto epidemiológico, social e econômico. Portanto, os profissionais de saúde têm proposto um plano no qual uma das formas de conter a disseminação do vírus é realizar educação em saúde e criar conteúdo científico inédito sobre essa situação nunca antes vivenciada. Neste sentido, com o estabelecimento do distanciamento social, temos como o aliado mais próximo as redes sociais, nas quais podemos partilhar várias informações decisivas e muito úteis para a promoção da saúde da população e para prevenir a propagação da COVID-19. Objetivo: Compartilhar a experiência de promover ações em saúde virtualmente através da divulgação de materiais científicos, sobre a COVID-19 para a comunidade universitária e o público externo ao campus por meio de mídia eletrônica (Instagram e Facebook) com o intuito de impactar no coeficiente de casos de COVID-19 no Brasil. Metodologia: O projeto de extensão intitulado "Produção e divulgação de materiais educativos sobre o Coronavírus e seus efeitos na saúde", a partir de abril de 2020, promove ações remotamente para propagar informações sobre a pandemia da doença. O grupo criou redes sociais (Facebook e Instagram) especificamente para divulgar dados sobre a COVID-19. Essas ações incluem as publicações diárias dos acadêmicos do projeto. Todos os dias, os acadêmicos são responsáveis por coletar dados sobre um tema emergente, ou seja, navegar em bancos de dados nacionais e internacionais para encontrar materiais científicos e, em seguida, desenvolvem postagens com base no conteúdo da descoberta. Para isso, o conteúdo do artigo é sintetizado em termos acessíveis e simplificados, se transformando em um material de rápida leitura. Para determinar a eficácia da ação, são observados fatores como interação do público por meio de comentários, sugestões e perguntas. Além disso, o horário de publicação é voltado para o horário em que os leitores mais utilizam a rede social, obtendo uma cobertura maior, aumentando a eficácia da ação. Resultados e Discussão: Enquanto o projeto está em vigor já foram desenvolvidos e postados nas redes sociais materiais com temas como: subnotificação de casos no estado de Santa Catarina; vacinas que estão sendo desenvolvidas; anticorpos monoclonais no combate a COVID-19; relação entre gravidade da infecção e uso de anti-hipertensivos; alterações histopatológicas causadas pela doença; correlação entre diabetes e intensidade da infecção; ligação entre obesidade e gravidade da doença; abordagem de problemas psicossociais em tempos de isolamento social; relação entre fatores comportamentais e psicossociais em brasileiros quarentenados; infecção em frigoríficos na cidade de Chapecó-SC; transmissão do vírus pelo ar; diferença entre isolamento, distanciamento e lockdown; Covid-19 em povos indígenas; painel do Coronavírus em Chapecó-SC; correlação do tabagismo com gravidade da doença; métodos para diagnóstico da doença; violência contra a mulher no contexto da pandemia; vacinas em teste pelo mundo; locais com maior taxa de contaminação pelo vírus; Dexametasona no tratamento da Covid-19; panorama epidemiológico da Covid-19 no Brasil; prevalência de infecção pelo vírus no Brasil; hospitalização e mortalidade entre pacientes negros e brancos; fatores associados a mortes pela doença; gravidade da Covid-19 relacionada ao uso de máscara; infecções cardíacas pelo vírus, entre diversos outros assuntos além de boletins semanais da evolução dos casos a nível municipal, estadual, nacional e mundial, e disponibilidade/ocupação de leitos no estado. Os membros do projeto usam as informações estatísticas fornecidas pela rede social da postagem, o número de curtidas e visualizações da postagem, e as sugestões feitas pelos leitores para avaliar a participação da comunidade. Além das ações nas redes, foram desenvolvidas quatro cartilhas de uma série dividida em quatro volumes com assuntos relevantes durante a pandemia. Essas são intituladas: “Violência contra a mulher no contexto de pandemia: como posso ajudar?”, “Aleitamento materno em tempos de COVID-19”, “Saúde da criança em tempos de COVID-19” e “Educação e controle da disseminação do coronavírus em populações privadas de liberdade”. Projetos como este motivam os acadêmicos a se integrarem em cenários atuais, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico.1 Além disso, esse trabalho tem um enorme potencial de contribuição para a comunidade e para os profissionais de saúde da linha de frente, profissionais esses que enfrentam batalhas diárias com o crescimento da pandemia. Atualmente, temos fortes ferramentas para obter e transmitir informações, mas as informações que obtemos nem sempre são comprovadas cientificamente, então podemos facilmente divulgar conteúdos nocivos à saúde da população,2 alimentando crenças que dificultam a mitigação de uma situação como a que vivemos hoje. Por isso, durante o tempo em que o projeto atua, diversos questionamentos levantados pelos seguidores na página e dúvidas comuns que assolam os cidadãos foram esclarecidas. Além disso, o grupo sempre aborda questões diretamente relacionadas à doença que não são divulgadas em mídias de alto impacto, mas complementam outras informações sobre prevenção e cuidados, como estudos desenvolvidos em outros países. Por isso, a utilização de meios tecnológicos convenientes tem criado condições para que a população faça perguntas, expresse opiniões e troque informações e ideias de uma forma muito rápida e fácil, o que permite nos aproximarmos sem sair de casa, um fator muito importante no cenário em que vivemos atualmente.3,4 Tudo isso reforça a importância do vínculo entre a universidade e o sistema de saúde por meio de ações promocionais que não só beneficiam a comunidade acadêmica, mas também afetam positivamente os resultados obtidos ao longo do tempo, sendo ações baratas e com grande potencial de mudança. Considerações finais: Para a população em geral, em um momento em que a sociedade está isolada e distante, a comunicação nas redes sociais é de grande valia para esclarecer e discutir dúvidas. Para os acadêmicos, entender o impacto dessa doença no sistema de saúde e como a pandemia atrai novas ideias para gestores, populações e profissionais de saúde é uma excelente oportunidade de aprendizado durante a educação em saúde. Esse projeto de extensão permite que os professores e alunos envolvidos produzam informações de alta qualidade, que possam orientar as pessoas sobre a situação atual e direcionar corretamente o cuidados com a saúde e o autocuidado. Além disso, os alunos têm a oportunidade de pesquisar em bases de dados, organizar e sintetizar conhecimentos inéditos e produzir materiais didáticos com informações fidedignas e confiáveis, e ainda desenvolver habilidades de comunicação utilizando as redes.
