PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS SOBRE O CORONAVÍRUS E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE:

PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA E ENFERMAGEM

Autores

  • Ana Gabrieli Sauer UFFS
  • Rafaela Thais Schalanski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maíra Rossetto Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Rede Social, Projetos, Educação em saúde, Prevenção, Formação

Resumo

Introdução: A COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) é uma doença infecciosa causada pelo Coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Por se tratar de uma doença de fácil disseminação pelo trato respiratório, casos em todo o mundo têm causado grande impacto epidemiológico, social e econômico. Portanto, os profissionais de saúde têm proposto um plano no qual uma das formas de conter a disseminação do vírus é realizar educação em saúde e criar conteúdo científico inédito sobre essa situação nunca antes vivenciada. Neste sentido, com o estabelecimento do distanciamento social, temos como o aliado mais próximo as redes sociais, nas quais podemos partilhar várias informações decisivas e muito úteis para a promoção da saúde da população e para prevenir a propagação da COVID-19. Objetivo: Compartilhar a experiência de promover ações em saúde virtualmente através da divulgação de materiais científicos, sobre a COVID-19 para a comunidade universitária e o público externo ao campus por meio de mídia eletrônica (Instagram e Facebook) com o intuito de impactar no coeficiente de casos de COVID-19 no Brasil. Metodologia: O projeto de extensão intitulado "Produção e divulgação de materiais educativos sobre o Coronavírus e seus efeitos na saúde", a partir de abril de 2020, promove ações remotamente para propagar informações sobre a pandemia da doença. O grupo criou redes sociais (Facebook e Instagram) especificamente para divulgar dados sobre a COVID-19. Essas ações incluem as publicações diárias dos acadêmicos do projeto. Todos os dias, os acadêmicos são responsáveis ​​por coletar dados sobre um tema emergente, ou seja, navegar em bancos de dados nacionais e internacionais para encontrar materiais científicos e, em seguida, desenvolvem postagens com base no conteúdo da descoberta. Para isso, o conteúdo do artigo é sintetizado em termos acessíveis e simplificados, se transformando em um material de rápida leitura. Para determinar a eficácia da ação, são observados fatores como interação do público por meio de comentários, sugestões e perguntas. Além disso, o horário de publicação é voltado para o horário em que os leitores mais utilizam a rede social, obtendo uma cobertura maior, aumentando a eficácia da ação. Resultados e Discussão: Enquanto o projeto está em vigor já foram desenvolvidos e postados nas redes sociais materiais com temas como: subnotificação de casos no estado de Santa Catarina; vacinas que estão sendo desenvolvidas; anticorpos monoclonais no combate a COVID-19; relação entre gravidade da infecção e uso de anti-hipertensivos; alterações histopatológicas causadas pela doença; correlação entre diabetes e intensidade da infecção; ligação entre obesidade e gravidade da doença; abordagem de problemas psicossociais em tempos de isolamento social; relação entre fatores comportamentais e psicossociais em brasileiros quarentenados; infecção em frigoríficos na cidade de Chapecó-SC; transmissão do vírus pelo ar; diferença entre isolamento, distanciamento e lockdown; Covid-19 em povos indígenas; painel do Coronavírus em Chapecó-SC; correlação do tabagismo com gravidade da doença; métodos para diagnóstico da doença; violência contra a mulher no contexto da pandemia; vacinas em teste pelo mundo; locais com maior taxa de contaminação pelo vírus; Dexametasona no tratamento da Covid-19; panorama epidemiológico da Covid-19 no Brasil; prevalência de infecção pelo vírus no Brasil; hospitalização e mortalidade entre pacientes negros e brancos; fatores associados a mortes pela doença; gravidade da Covid-19 relacionada ao uso de máscara; infecções cardíacas pelo vírus, entre diversos outros assuntos além de boletins semanais da evolução dos casos a nível municipal, estadual, nacional e mundial, e disponibilidade/ocupação de leitos no estado. Os membros do projeto usam as informações estatísticas fornecidas pela rede social da postagem, o número de curtidas e visualizações da postagem, e as sugestões feitas pelos leitores para avaliar a participação da comunidade. Além das ações nas redes, foram desenvolvidas quatro cartilhas de uma série dividida em quatro volumes com assuntos relevantes durante a pandemia. Essas são intituladas: “Violência contra a mulher no contexto de pandemia: como posso ajudar?”, “Aleitamento materno em tempos de COVID-19”, “Saúde da criança em tempos de COVID-19” e “Educação e controle da disseminação do coronavírus em populações privadas de liberdade”. Projetos como este motivam os acadêmicos a se integrarem em cenários atuais, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico.1 Além disso, esse trabalho tem um enorme potencial de contribuição para a comunidade e para os profissionais de saúde da linha de frente, profissionais esses que enfrentam batalhas diárias com o crescimento da pandemia. Atualmente, temos fortes ferramentas para obter e transmitir informações, mas as informações que obtemos nem sempre são comprovadas cientificamente, então podemos facilmente divulgar conteúdos nocivos à saúde da população,2 alimentando crenças que dificultam a mitigação de uma situação como a que vivemos hoje. Por isso, durante o tempo em que o projeto atua, diversos questionamentos levantados pelos seguidores na página e dúvidas comuns que assolam os cidadãos foram esclarecidas. Além disso, o grupo sempre aborda questões diretamente relacionadas à doença que não são divulgadas em mídias de alto impacto, mas complementam outras informações sobre prevenção e cuidados, como estudos desenvolvidos em outros países. Por isso, a utilização de meios tecnológicos convenientes tem criado condições para que a população faça perguntas, expresse opiniões e troque informações e ideias de uma forma muito rápida e fácil, o que permite nos aproximarmos sem sair de casa, um fator muito importante no cenário em que vivemos atualmente.3,4 Tudo isso reforça a importância do vínculo entre a universidade e o sistema de saúde por meio de ações promocionais que não só beneficiam a comunidade acadêmica, mas também afetam positivamente os resultados obtidos ao longo do tempo, sendo ações baratas e com grande potencial de mudança. Considerações finais: Para a população em geral, em um momento em que a sociedade está isolada e distante, a comunicação nas redes sociais é de grande valia para esclarecer e discutir dúvidas. Para os acadêmicos, entender o impacto dessa doença no sistema de saúde e como a pandemia atrai novas ideias para gestores, populações e profissionais de saúde é uma excelente oportunidade de aprendizado durante a educação em saúde. Esse projeto de extensão permite que os professores e alunos envolvidos produzam informações de alta qualidade, que possam orientar as pessoas sobre a situação atual e direcionar corretamente o cuidados com a saúde e o autocuidado. Além disso, os alunos têm a oportunidade de pesquisar em bases de dados, organizar e sintetizar conhecimentos inéditos e produzir materiais didáticos com informações fidedignas e confiáveis, e ainda desenvolver habilidades de comunicação utilizando as redes.

Publicado

19-04-2024