Museu da Escola de Enfermagem Anna nery:

Adaptações das Atividades Extensionistas Durante a Pandemia da COVID-19

Authors

  • Davi Milleli Silva Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN - UFRJ)
  • Debora de Castro Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN - UFRJ)
  • Rosa Maria Souza Braga Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN - UFRJ)
  • Anamaria de Souza Fagundes Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN - UFRJ)
  • Maria Angélica de Almeida Peres Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN - UFRJ)

Keywords:

História da enfermagem; museus; educação;

Abstract

Introdução:  Inaugurado em 2017, o Museu da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), é um espaço que preserva e perpetua a história da enfermagem e da saúde pública brasileira através de ações voltadas ao ensino, a pesquisa e a extensão1. Nele é realizado o projeto de extensão “Caminhando na História da Saúde: Trajetória e Memória da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ” que realiza um passeio pelas dependências do patrimônio histórico tombado da Escola e seus anexos. Desde o distanciamento social imposto para o controle da pandemia de COVID-19, foi preciso repensar a dinâmica de seu funcionamento. Objetivo: descrever as ações empreendidas para manter ativo o projeto de extensão durante o isolamento social. Metodologia: Relato da experiência na perspectiva do bolsista extensionista. Resultados: Abrir os espaços de memória para visitação e consulta representa a democratização do acesso ao conhecimento, entretanto, com a pandemia de COVID-19, foi preciso pensar outras formas de funcionamento. Através de parcerias com universidade públicas federais (UFMG e UFSC) e com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), foram organizadas oito ações, executadas durante o distanciamento social: um Curso de capacitação sobre a metodologia do projeto de Extensão; preparação de recursos didáticos para o ensino da História da Enfermagem; um curso de capacitação para o ensino de História da Enfermagem tendo como público alvo professores que ministram este conteúdo em instituições de ensino de nível médio e superior; produção de 2 acervos digitais, um sobre atuação da enfermagem no enfrentamento da pandemia, repercussões e desdobramentos para a categoria profissional, e outro sobre o Bicentenário de Florence Nightingale; produção e divulgação de um vídeo divulgando a visita guiada no “Festival do Conhecimento da UFRJ – Universidade viva”;  lives (instagram) com convidados de diferentes regiões do país e internacionais tratando da história de forma leve e descontraída; publicação de textos e divulgação de eventos nas redes sociais. Estas ações oportunizaram uma visita guiada virtual ao Museu. Considerações finais: A experiência vivida em espaços não formais de ensino pelos extensionistas corrobora a afirmação de que a construção de um projeto de extensão favorece a experiência aos seus autores do contato direto com a sociedade e os diversos grupos que a compõe e consequentemente dos seus diferentes saberes2. No contexto da pandemia e da responsabilidade social da universidade, a difusão do conhecimento sobre parte da história da saúde brasileira torna-se imprescindível para o enfrentamento da doença, uma vez que a enfermagem moderna foi implantada no Brasil no cenário das grandes epidemias que assolavam a capital nacional, e também na perpetuação do ensino em história da enfermagem, visto que as reflexões proporcionadas pelo conteúdo ratificam a importância da constituição de uma identidade profissional1.

Published

22-04-2024