A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS EDUCATIVOS SOBRE COVID-19 PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: RELATO DE VIVÊNCIA.

Autores

  • Sarah Dany Zeidan Yassine Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Beatriz Mattozo Amorim
  • Victoria Vieira Hertz
  • Ingrid Manoella Borges
  • Leticia Pastorio Machado
  • Marta Kolhs

Resumo

A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS EDUCATIVOS SOBRE COVID-19 PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: RELATO DE VIVÊNCIA.

 

 

Introdução: No mês dezembro de 2019 com a primeira notificação do SARS-CoV2,  na China,  começaram a ocorrer  fortes e significativas mudanças no que tange a saúde sanitária global. Com rápida disseminação do vírus, fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretasse estado de pandemia, levando a vários países fechar todos os estabelecimentos e serviços não prioritários para evitar a circulação de pessoas e consequentemente a transmissão do Covid-19. Diante desse novo vírus, a  população foi  também expostas  a uma grande quantidade de informações divulgadas  dentre elas  as  inúmeras Fake News, que têm sido nocivas para a sociedade, uma vez que, criam expectativas errôneas e conceitos equivocados sobre determinado assunto, espalhando-se rapidamente e por consequência dificultando a divulgação de informações e orientações verídicas pelas autoridades á população¹. Com a  necessidade de informações verdadeiras e de fácil linguajar, e entendimento  a equipe que faz parte do  Programa de Extensão em Saúde Mental do Dpto de Enfermagem da UDESC ( Universidade do Estado de Santa Catarina), promoveram a construção de folders educativos  para crianças e adolescentes sobre o COVID19 .Objetivo: Relatar  a vivência  da equipe do Programa de Extensão  de Promoção a  Saúde Mental, na construção de um instrumento  educativo  sobre  COVID-19 para crianças e adolescentes. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência a partir de atividades realizadas por acadêmicas de Enfermagem dentro do Programa de Extensão “Promovendo a Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde”, vinculado a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)-Campus Chapecó. O desenvolvimento desta atividade  ocorreu no primeiro semestre de 2020. A coleta de dados foi realizada através de pesquisas online em sites de notícia contemplando publicações de 2019-2020, utilizando os descritores “Covid-19”, “Coronavírus”,,“Crianças”, “Adolescentes” “Coronavírus AND Crianças”, “Coronavírus AND Adolescentes”. As notícias foram selecionadas aleatoriamente e escolhidas conforme título e manchete de maior afinidade com o tema. Inicialmente buscou-se realizar um resumo sucinto sobre, de forma a contemplar o que é esse novo vírus, quais os sinais e sintomas, o que fazer em caso de suspeita e que cuidados tomar. Após essa caracterização da doença, foi realizado um estudo de grupo específico para as crianças e os adolescentes, para que, compreendendo melhor essa fase fosse possível adequar a linguagem de forma que atraísse o público alvo. A equipe contou com 13 participantes, sendo 3 professoras orientadoras e 10 alunas. Divididas em dois grupos, um para desenvolver os folders para as crianças e outro para os adolescentes. Devido ao isolamento social toda esta atividade foi realizada  através de plataformas da web. Resultados e Discussão: Na elaboração dos instrumentos educativos através dos folders, focou-se em uma construção de forma a sair do trivial, para algo atrativo, onde as crianças e adolescentes se sentissem parte deste processo de prevenção ao COVID19.  No folder para crianças, as informações foram escritas contando uma história. A Secretaria de estado de saúde do Rio de Janeiro desenvolveu uma equipe de heróis chamada “Liga Anti-Coronavírus”² e pensando nisso desenvolvemos uma história que contasse sobre o vilão “Coronavírus” que passava seus dias criando planos para entrar na casa das famílias e deixá-las doentes. Uma de suas ações preferidas era beber sua poção mágica que o dava o poder da invisibilidade para que ele pudesse se esconder nas mãos, nos objetos e até flutuar no ar.  O vilão era muito esperto, se escondia em objetos para que as pessoas o pegassem e levassem as mãos até os olhos, nariz e boca e dessa forma espalhava se pelo corpo causando tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar. O que ele não esperava é que a Liga Anti-Coronavírus entrasse em ação, através do “Sabonete Maravilha” que junto a sua irmã água “Sensata” prendiam todos os vírus e os mandavam ralo abaixo. O potente álcool em gel capturava os vírus que se escondiam nos lugares mais difíceis de encontrar, e a “Super Máscara” era uma barreira para que os vírus voadores não entrassem escondido no nariz, e na boca das pessoas. Contudo, esses supers heróis só tinham seu poder ativado enquanto a pessoa os utilizasse cantando sua música favorita pelo menos duas vezes. Além disso, a Liga faz um convite para que a criança seja um super espião, ficando de olho em atitudes que possam ajudar a transmitir esse vilão, como abraços, aperto de mão, beijos, não lavar as mãos, tossir sem cobrir a boca com o braço, ficar em aglomerações, não usar máscara, entre outros.  Já no folder para os adolescentes, buscou-se colocar os temas em cores diferentes para chamar atenção e utilizou-se de gírias nos títulos e em algumas partes do texto.  Logo na  inserção do tema usamos “A moda agora é usar máscara! Mas por quê?”, para mostrar as principais formas de transmissão do vírus usamos: “Se liga nas formas de transmissão” e para a prevenção: “Mas cuidado, não vacila”. Ao longo das explicações inserimos perguntas para instigar ao adolescente a continuar a leitura  sempre destacando os meios de prevenção , como uma nova tendência de moda. Estes instrumento educativos (folders) foram disponibilizados ao público de forma online e impressa.  Considerações finais: Com o desenvolvimento dos folders para o público infanto-juvenil, notou se a necessidade de desenvolver ações e materiais que despertem a curiosidade, uma vez que os mesmos representam a nova geração, esta, tão inserida no mundo tecnológico e cada vez mais sedentos por mídias digitais. Assim, o conteúdo disponibilizado através de uma leitura “leve” e condizente com a faixa etária facilita e instiga o acesso a um material de qualidade, e de informações verídicas. Para o desenvolvimento dos folders foi de suma importância estudar e buscar qual a melhor maneira para que houvesse a interação pela grande maioria. Desta forma, buscou se pôr em evidência a importância em atingir os mais diversos níveis etários, mostrando o quão relevante deve ser trabalhar com a atenção primária em saúde. A disponibilização deste material de forma online e impressa se deu para atingir todos os níveis sócio econômicos, visto que muitos não tem acesso a meios eletrônicos.  Por fim,  destaca-se  que este foi um primeiro exercício que o  equipe  do referido Programa de Extenção realizou de forma remota, toda a atividade se desenvolveu por plataforma da web, avaliado pelos integrantes, como um exercício possível e de sucesso.

 

Descritores: COVID19; Crianças; Adolescentes; Enfermagem; Educação em Saúde.

 

Eixo temático: Extensão

 

Financiamento: Não se aplica

 

 

Referências

 

  1. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Políticas de Saúde. Coronavírus: sobre a doença. Brasília (DF), 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid

 

  1. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Políticas de Saúde. Coronavírus: vamos nos proteger. Brasília (DF) 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/Cartilha--Crian--as-Coronavirus.pdf

 

 

 

Publicado

22-04-2024