RELATO DE EXPERIÊNCIA
DA FORMAÇÃO DE UMA LIGA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA AO IMPACTO NA JORNADA ACADÊMICA
Palavras-chave:
Educação em enfermagem; Emergências; Estudantes de enfermagem.Resumo
RESUMO EXPANDIDO
Introdução: A Liga Acadêmica de Urgência e Emergência em Enfermagem- LAUEME é um projeto que se orienta segundo os três eixos universitários: Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo organizado por um grupo de estudantes que buscam o aprofundamento do conhecimento na área das urgências e emergências, acréscimo extracurricular de teoria e prática, visando complementar, atualizar, emergir e difundir saberes e técnicas, estendendo estes também à sociedade, estimulando sua integração com a Universidade. Além do mais, visa promover ensino, pesquisa e extensão de forma a desenvolver atividades assistenciais de prevenção, proteção e recuperação da saúde¹. A formação da liga acontece no momento em que uma acadêmica da 8ª fase do curso de graduação em Enfermagem participa do componente curricular intitulado “O cuidado de enfermagem ao adulto e idoso em condição crítica de saúde”, ofertada uma vez ao ano pela Universidade aos discentes de enfermagem. Ao realizar este componente a acadêmica percebeu a fragilidade do mesmo ao abordar o tema “urgências e emergências”, já que a grade curricular do componente é extensa e não consegue abordar todos os temas em sua profundidade devido ao curto espaço de tempo em que é ministrada. Diante deste fator, e observando que existiam outras ligas dentro da universidade que tinham por objetivo também aprofundar-se em determinado tema, a acadêmica fez o primeiro movimento para formação da LAUEME, que foi conversar com um docente da área a fim de verificar a possibilidade de criar um grupo para debater tais questões, enviar o projeto de extensão a universidade e assim iniciar as atividades referentes ao assunto. Depois de enviado o projeto, procurou-se acadêmicos que tinham interesse na mesma temática e formou-se um grupo, delimitando atividades que seriam realizadas, uma diretoria, como seriam realizadas as atividades, o estatuto, entre outros diversos assuntos. Desse modo, acompanhando o processo de formação da liga, e a partir das reuniões realizadas, verificou-se a importância de discutir e disseminar os temas ao qual o grupo se propõem, tendo também como objetivo que ele tenha continuidade no futuro com novos acadêmicos ingressantes do curso de enfermagem. Objetivo: Relatar a formação e atuação da LAUEME, e sua importância para a formação dos acadêmicos de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre a criação, atuação e contribuição da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência em Enfermagem para a formação dos acadêmicos envolvidos. Os dados de ação deste resumo foram extraídos do cotidiano dos discentes de diversas fases do curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal, localizada no Oeste do Estado de Santa Catarina, e vivenciada entre os anos 2019 e 2020. O cenário do relato concentra-se tanto no espaço acadêmico quanto nas ações extensionistas promovidas pela liga, bem como sobre sua fundação e os benefícios que a mesma proporciona a formação dos acadêmicos que fazem parte de grupos que abordam a tríade ensino, pesquisa e extensão como a citada neste relato. Resultados e Discussão: Historicamente a enfermagem está na linha de frente do cuidado e prestação do socorro, no atendimento inicial e resgate a pacientes feridos em guerras. Na sociedade atual as guerras não declaradas são a das causas de mortes violentas, doenças cardiovasculares, respiratórias e metabólicas decorrentes de situações de urgência e emergência². Desta maneira, tanto o atendimento pré-hospitalar, quanto o intra-hospitalar de emergência compreendem ações iniciais realizadas em curto espaço de tempo. O enfermeiro inserido neste contexto encontra diversos desafios, portanto, uma boa formação profissional conta em demasia nestes serviços. A área de urgência e emergência é um importante componente de assistência à saúde e possui em sua Política Nacional, a redução da morbimortalidade por acidentes e violências. Esta política é transversal e percorre todos os segmentos da saúde e linhas de assistência, proporcionando mediações sociais que atual diretamente na forma como a comunidade vive. O enfermeiro é participante ativo nas equipes de emergência e assume responsabilidades pela assistência prestada as vítimas, desta forma, destaca-se a necessidade de maior exigência das escolas formadoras em relação à postura critico reflexiva dos acadêmicos, realização de estágios de observação e atuação nos setores de urgência e emergência durante a graduação. Neste sentido, as ligas acadêmicas consistem em fornecer apoio extracurricular na formação acadêmica. Assim, a liga acadêmica de urgências e emergência em enfermagem, neste quase um ano de formação, tem possibilitado a seus membros diversos conhecimentos. A primeira atividade realizada foi um workshop sobre suporte básico de vida, onde os estudantes puderam realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar, orientados por dois membros da liga que foram capacitados para tal evento. Devido ao momento de pandemia que estamos vivenciando, a LAUEME prosseguiu suas atividades de forma remota, contribuindo para o aprendizado dos acadêmicos mesmo em meio às dificuldades encontradas. Foram diversas palestras ministradas online com profissionais renomados na área das urgências. O cronograma das atividades segue ativo e promovendo eventos quinzenais aos interessados na modalidade EAD (ensino a distância). Portanto, a LAUEME promove contato maior com o tema de urgências e emergências, colaborando para que os futuros enfermeiros possam estar mais bem preparados ao trabalhar com o tema urgência e emergência, pouco abordado na grade curricular do curso. Além disso, a liga participa no crescimento científico dos integrantes, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, tornando-se uma oportunidade dentro da comunidade acadêmica. Nota-se que as atividades desenvolvidas direcionam os integrantes ao reconhecimento pessoal e profissional, consolidando sua autoestima, característica importante para atuar na área de urgência e emergência³. Considerações finais: A LAUEME é capaz de introduzir o discente de enfermagem de forma eficaz em um contexto ampliado de enfermagem em torno das urgências e emergências, pois oferece maior conhecimento e interesse por esta área de atuação, que é bem específica, possibilitando a capacitação de seus membros por meio de aprendizado extracurricular e aquisição de experiência em diversos aspectos. A longo prazo, estes estudantes, líderes e formadores de opiniões, contribuirão para o conhecimento e o aperfeiçoamento não só de si mesmos, mas de sua equipe de trabalho.
Descritores: Educação em enfermagem; Emergências; Estudantes de enfermagem;
Eixo temático: Eixo 4: Extensão.
Financiamento (se houver): Não se aplica.
REFERÊNCIAS
- Silva TDCS, Barbosa RL, Matos EMJ, Pimentel LS, Santos MF, Carvalho FR. O impacto da liga acadêmica na formação médica: relato de experiência. Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia; 2017 mai 8-12; Fortaleza, Ceará. Even3; 2019.
- Vieira CRSP. A formação do enfermeiro para atenção ás urgências
e emergências na Atenção Básica em Saúde. Dissertação de Mestrado em Gestão da Clínica da Universidade Federal de São Carlos; 2017; São Carlos, São Paulo. Repositório UFSCar; 2018.
- Vieira CB, Silva DA. Contribuições de uma liga acadêmica do trauma e emergência na formação universitária: percepção dos integrantes. Nursing (São Paulo). 2019 dez. 22(259): 3384-3388.