TELECONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS FRENTE À PANDEMIA DA INFECÇÃO POR NOVO CORONAVÍRUS:

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Helena Patáro Novaes Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso
  • Maria Salete da Silva Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso/ Secretaria de Saúde do estado da Bahia
  • Leila Araújo Fernandes Diretoria de Gestão do Cuidado - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia
  • Júlia Gonçalves Costa Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso/ Secretaria de Saúde do estado da Bahia
  • Amélia de Fátima Oliveira Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso/ Secretaria de Saúde do estado da Bahia
  • Helena Salomão Diretoria de Atenção Básica - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Idoso; Teleconsultoria; Infecções por Coronavírus; Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Resumo

Introdução: O cenário internacional de óbitos devido à infecção pelo novo coronavírus entre idosos residentes em Instituição de Longa Permanência para Idosos é catastrófico. A literatura aponta que residentes em instituições apresentam maior vulnerabilidade ao novo coronavírus, com fatores de riscos relacionados à fragilidade clínico-funcional, ambiente coletivo inadequado e profissionais despreparados para o cuidado em saúde dentro de uma instituição de caráter social. Diante da necessidade de implementar ações de enfrentamento à pandemia e de apoio às instituições no manejo preventivo e de casos confirmados, foi criada, no estado da Bahia, a Comissão Intersetorial de Monitoramento de Instituições de Longa Permanência para Idosos, onde uma das ações realizadas, foi a Teleconsultoria Especializada por profissionais especialistas em gerontologia para Instituições de Longa Permanência. Objetivo: Descrever a Teleconsultoria especializada para Instituições de Longa Permanência para Idosos frente à pandemia pela Covid-19. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de abordagem descritiva, de atividades de teleconsultoria especializada desenvolvidas pela Comissão de abril a julho de 2020. A partir da demanda da instituição e/ou do monitoramento realizado pela Comissão, foram identificadas instituições que necessitavam de apoio pedagógico e assistencial no manejo de idosos suspeitos ou confirmados da doença. Através da plataforma Telessaúde Bahia foram realizadas vídeoconferências para as instituições, com a presença de profissionais especialistas da Comissão (enfermeira, geriatra, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo e fisioterapeuta). As teleconsultorias são direcionadas à  articulação de ações em rede, pactuar caminhos e responsabilidades, além  de ofertar possibilidades efetivas de enfrentamento, considerando a realidade regional, sem a perspectiva punitiva, mas centrada no apoio às instituições. Os encontros foram agendados previamente e tiveram duração de 2 horas. Posteriormente, o contato foi retomado para avaliação dos resultados e monitoramento. Resultados e Discussão: Num Estado com grande extensão territorial, dificuldade de acesso à serviços especializados em geriatria e gerontologia, instituições de longa permanência para idosos com profissionais pouco preparados para o cuidado, articulação ineficiente de políticas de assistência social e de saúde, imersos num cenário de pandemia, a oferta de teleconsultoria especializada por web tem sido uma estratégia efetiva para ampliação do diálogo entre os pontos da rede, fortalecer o cuidado compartilhado, além de promover formas alternativas de comunicação. Mais de 20 webreuniões já foram realizadas neste período, envolvendo equipes da atenção básica, vigilâncias epidemiológica e sanitária, secretarias de ação social e profissionais de instituições de longa permanência. Considerações finais: Embora bastante procurada por profissionais da atenção básica que acompanham as instituições, a incorporação de novas tecnologias ao processo de trabalho, mesmo sendo uma convocação da atualidade, ainda causa desconforto para muitos profissionais. Temos, ainda, como limitador, os horários reduzidos dos profissionais destas instituições, tendo em vista a necessidade de continuarem com os cuidados dos residentes, a sincronização de disponibilidade de tantos atores envolvidos na atividade e as dificuldades relativas à conexão de internet. A cada webreunião observa-se que, o processo de formatação customizada é o caminho acertado para atender às necessidades das Instituições, percebe-se ainda que a execução dos planos de contingência torna-se responsabilidade de todos e não apenas da instituição, guardada as responsabilidades de cada ator.

Publicado

24-09-2024