CONHECENDO O SUS EM PERÍODO PANDÊMICO:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIGITAL COMO POTENCIALIZADOS DE CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Enfermagem, Acesso à Internet, Pandemias, Acesso à Informação, Sistema Único de SaúdeResumo
Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado internacionalmente como uma das melhores políticas de saúde em todo o mundo por garantir constitucionalmente o direito universal à saúde. O funcionamento e organização do SUS tem respaldo na legislação nacional, apoio de políticas públicas, programas, estratégias, além de seus próprios agentes condutores, os profissionais da saúde. Considerando a atual situação mundial de problema público de saúde, pandemia por doença do vírus SARS-COV-2, e ciente de registros em proporções menores de casos de infecções respiratórias ocasionadas pelo coronavírus na história da humanidade, ressalta-se a importância de conhecer e valorizar o SUS, visto que esse, tem realizado estratégias, condutas, estudos para prevenção, promoção, assistência e recuperação de saúde em território nacional. Objetivo: Descrever a utilização de mídias sociais, por meio da realização de lives direcionadas para temáticas relacionadas ao SUS, estratégias, políticas de saúde em momento de pandemia, como maneira de divulgar informação segura e confiáveis, possibilitando a relação online entre comunidade–sociedade–academia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da utilização de lives com temáticas sobre o SUS, a pandemia da Covid-19 e profissionais de saúde, como uma das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão “Informatiza UFFS: o que você precisa saber sobre o SUS e a Covid-19”, vinculado aos grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. As lives ocorrem na plataforma digital, Instagram, do grupo de pesquisa, em período noturno, com duração de uma hora e frequência de acordo com as temáticas abordadas, demandas identificadas, programação prévia e disponibilidade dos convidados. A atividade online conta com um convidado e um mediador, esse último membro integrante do projeto de extensão. Dentre as temáticas abordadas destaca-se: ‘O Protagonismo e a valorização da enfermagem em tempos de Covid-19’, ‘Vigilância em Saúde: Qual a importância do Boletim Epidemiológico?’, ‘Panorama da atuação da Enfermagem em guerras, epidemias, pandemias: Covid-19 como está essa atuação?’ e ‘Covid-19 e os desafios para o SUS’. Resultados e Discussão: A realização das lives tem proporcionado ao público online interessado conhecer, reconhecer e (re)significar informação sobre saúde e o SUS em diversas áreas do conhecimento. Durante o momento de explanação das temáticas, apontamentos dos temas propostos, interação entre o público online foi possível identificar a reação/participação na plataforma digital, Instagram, dos participantes e convidados e com os convidados, através de perguntas e comentários. Também, neste período pandêmico tem proporcionado a interação do meio digital entre a comunidade externa e equipe do projeto, fazendo o vincular da extensão e seu propósito que é unir o conhecimento universitário com o saber da comunidade. Considerações finais: Durante a concepção e implantação das ideias e temáticas deste projeto, a sociedade e a comunidade acadêmica vivenciam a construção e ressignificação do conhecimento através do meio digital. Esses momentos fazem parte da construção, fortalecimento e crescimento na formação de futuros profissionais de saúde e do SUS, possibilitando um canal de aproximação dos saberes durante o isolamento social devido a pandemia.
