A BUSCA DE INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19
DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Infecções por Coronavirus, Informação, AprendizagemResumo
Introdução: No final de 2019 surge uma nova epidemia na cidade de Wuhan - China, causada por nova classe de coronavírus até então não identificado em seres humanos: o SARS-CoV-2, responsável pela doença chamada COVID-191. Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto pelo novo coronavírus como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, o mais alto nível de alerta conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional1. O Brasil caracterizou a COVID-19 como uma Emergência de Saúde Pública em fevereiro, quando o Ministério da Saúde também aprovou a Lei 13.97916, conhecida como Lei da Quarentena, através da qual adotaram-se medidas com o objetivo de conter a disseminação da doença no país. Em março de 2020 a OMS decretou a COVID-19 como uma pandemia e, o Brasil declarou a transmissão comunitária da doença no país 2. Até 02 de julho já são confirmados 1.496.858 casos, sendo 852.816 recuperados, e 61.884 óbitos, com uma taxa de letalidade de 4.1%3. Para controle da situação atual do país, o governo tem instituído algumas medidas como reforço no programa Bolsa Família; atraso no recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Simples Nacional por três meses; desoneração de produtos médicos; R$ 24 bilhões para linha de crédito pessoal (com o intuito de ajudar trabalhadores autônomos) e R$ 48 bilhões para empresas, entre outras.4 Neste cenário, as revistas científicas e todo meio acadêmico possuem um papel essencial para contribuir e apresentar informações seguras à tomada de decisões em saúde. Observa-se, uma grande quantidade de informações publicadas sobre a COVID-19, porém, juntamente com notícias verdadeiras existem as notícias falsas, caracterizadas como “Fake News”, às quais neste momento de pandemia tem uma disseminação muito rápida devido ao crescente número de pessoas usando as plataformas digitais. Frente a este cenário, o Ministério da Saúde criou em seu site uma ferramenta de informação e combate às Fake News”, além de campanhas de divulgação em canais de televisão e rádios com objetivo disseminar informação segura à toda a população. Ainda, considerando a importância do conhecimento científico como crucial para buscar respostas e soluções sobre a nova doença, órgãos governamentais juntamente com cientistas, pesquisadores e as instituições de ensino superior, tem somado esforços na produção de conhecimentos e pesquisas para difundir informações seguras para toda população. Estamos vivendo em um mundo globalizado e moderno onde o compartilhamento de informações ocorre de forma muito rápida, o que muitas vezes pode acarretar a sobrecarga de informação, ou até mesmo, a fácil disseminação de informações falsas. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem no desenvolvimento de um projeto de extensão relacionado à COVID-19, descrevendo o modo de busca, análise e escrita de um material científico relacionado à COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo realizado a partir do projeto de extensão “Informatiza UFFS: O que eu preciso saber sobre o SUS e a COVID-19” aprovado pelo edital n° 259/GR/UFFS/2020, Através deste projeto foi desenvolvido um portfólio relacionado à COVID-19 e ao Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase a nova doença respiratória e o contexto epidêmico no território brasileiro. O cenário de estudo foi a região Oeste do estado de Santa Catarina, envolvendo especificamente os conselheiros de saúde das regiões, profissionais da saúde e comunidade acadêmica, sendo a produção científica planejada para acessar estes grupos. O material foi desenvolvido no período de abril a maio de 2020, por discentes da graduação de enfermagem e docentes coordenadores do projeto. Durante a construção foi utilizado para reuniões do grupo o Google Hangouts, e a divulgação do material ocorreu através de E-mail e redes sociais das organizações participantes do projeto como Instagram e Whatsapp. Logo, o uso destas plataformas permitiram o respeito ao distanciamento social e a extensão do projeto durante a pandemia. Resultados e Discussão: No momento em que foram iniciadas as pesquisas e desenvolvimento do portfólio, diversos outros grupos também iniciaram pesquisas ligadas a COVID-19, por tratar-se de algo totalmente novo no cenário de saúde mundial, o que resulta em grande potencial de estudo e adiantamento de produções científicas. Com isso, a cada semana havia novas publicações sobre o assunto, tendo como resultado um material atualizado, no momento da divulgação. É imprescindível a atualização profissional através de produções com respaldo científico no âmbito da saúde, visto que, são informações baseadas em evidência, melhorando a assistência e gerenciamento dos espaços de saúde. Tendo em vista que a educação envolve responsabilidade da população sobre seus hábitos e estilos de vida, destaca-se a importância da enfermagem como profissão de compromisso social, sensível aos problemas e direitos humanos, e como ciência que propõe novas metodologias e intervenções5. Assim, diante desse cenário de reflexões e desafios da saúde brasileira, a atuação do profissional de enfermagem no combate a COVID-19 tem se mostrado essencial, uma vez que, esses profissionais são peças instrumentais para atuar em diferentes campos do sistema de saúde. Ao longo da construção do projeto, possibilitou-se aos discentes vivenciar grandes experiências e trocas de saberes junto aos docentes no campo da pesquisa e extensão, sendo que durante a execução das buscas por materiais e respostas sobre a COVID-19, ocasionou um acervo de conhecimento em diferentes áreas correlacionadas a saúde. Desde todo o contexto pandêmico e estudos epidemiológicos, até a importância de compreender os diferentes contextos sociais, econômico e cultural do país diante de uma pandemia, e na perspectiva de como se comporta o funcionamento do SUS nesse cenário. Logo de início, estes resultados contribuíram para as discussões dos temas abordados durante a elaboração do portfólio. Além de enfatizar a importância de ações educativas em extensão, como essenciais para a formação acadêmica crítica e reflexiva de futuros enfermeiros. Visando essencialmente introduzir na sociedade, profissionais humanistas, éticos, e capacitados para as técnicas de excelência com conhecimentos adequados às diversas situações e contextos de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino da Enfermagem tem como o princípio norteador dotar esse profissional de conhecimento, permitindo que durante a sua formação possam vivenciar diferentes experiências, contribuindo para sua atuação com qualidade e competência em diferentes espaços, desde a atenção primária até especialidades clínicas e rede hospitalar. Considerações Finais: O desenvolvimento do portfólio nos possibilitou adquirir conhecimentos acerca da busca de informações em saúde, contribuindo também no aprimoramento de conhecimentos sobre as políticas de saúde, agregando à nossa formação acadêmica maior discernimento político. Entende-se que o espaço educacional é instrumento de transformação onde ocorrem diariamente modificações no campo da saúde. As ações desenvolvidas envolveram diversos âmbitos da sociedade e possibilitam um vínculo com a população e os conselheiros de saúde, esclarecendo dúvidas sobre saúde, política, doenças e o atual cenário do mundo. O portfólio permitiu aprimoramento do ensinar e o aprender além de gerar enriquecimento da formação e da maneira crítica reflexiva sobre o SUS. No entanto no decorrer do processo apresentaram-se algumas dificuldades como o curto intervalo de tempo existente, muitas referências publicadas devido ser um tema emergente contribuindo assim para uma saturação de informações. Em contraponto, como fortalezas destaca-se a ampliação de conhecimentos sobre a nova doença respiratória construído durante o estudo, principalmente em um momento em que estudantes e docentes mantinham se afastados das atividades acadêmicas presenciais.
