PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS IMIGRANTES

INVISIBILIDADE NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM

Authors

  • Fernanda Walker Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó
  • Maira Lidia Schleicher
  • Jeane Barros de Souza
  • Yaná Tamara Tomasi
  • Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann

Abstract

Introdução: a imigração é um fenômeno mundial crescente, sendo a população imigrante exposta a uma diversidade de vulnerabilidades. A relação entre imigração e saúde é complexa e envolve iniquidades, demonstrando a necessidade de articular a imigração aos determinantes sociais de saúde. É da responsabilidade dos profissionais da saúde, inclusive enfermeiro, atender às necessidades do público imigrante em todos os aspectos. Assim, torna-se importante dialogar sobre o tema na formação do enfermeiro para contribuir com o cuidado de qualidade, além de estimular estudos no âmbito da saúde e preencher lacunas de conhecimento. Objetivo: conhecer as percepções de estudantes de enfermagem sobre as possibilidades para promover a saúde de imigrantes haitianos no Brasil. Metodologia: estudo qualitativo, tipo ação participante, fundamentado no itinerário de pesquisa de Paulo Freire, compreendendo três etapas: investigação temática; codificação e descodificação; desvelamento crítico. Realizou-se um círculo de cultura com 11 estudantes de enfermagem de uma universidade federal do sul do Brasil, em novembro de 2019, em uma sala de aula da universidade. A primeira abordagem se deu pela explanação sobre a saúde dos imigrantes no Brasil, utilizando recursos visuais para representar uma casa com sol e nuvens. A casa significou a vida dos imigrantes no Brasil, o sol representou a saúde e as nuvens suas vulnerabilidades. Os participantes selecionaram três temáticas para discussão, refletindo sobre as possibilidades de promover a saúde de imigrantes. A análise de dados se deu com o desvelamento crítico concomitante à investigação temática. A pesquisa seguiu os aspectos éticos, tendo sido aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em 14 de maio de 2019, sob parecer nº 3.324.430, com Certificado de Apresentação de Apreciação Ética: 11511419.1.0000.5564, conforme as Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e Discussão: no círculo de cultura discutiram-se três temáticas: saúde física e mental; universitário e trabalhador; adaptação no Brasil. Destacaram-se estratégias de promoção da saúde: criação de espaços de lazer, descanso e interação na universidade; promoção da culinária haitiana no restaurante universitário; políticas de permanência e acolhimento; organização de casa de apoio; e cartilha informativa sobre seus direitos na língua nativa. Os fatores que permearam essas possibilidades estão envolvidos com os condicionantes de saúde, como cansaço, alimentação, lazer, sociabilidade, educação e renda. Evidenciou-se a invisibilidade de discussões sobre saúde de imigrantes na formação do enfermeiro e debateu-se o potencial de transformação que o círculo de cultura proporcionou. Considerações finais: considera-se como limitação a quantia restrita de participantes para conhecer a realidade de estudantes imigrantes e propor ações de saúde. O diálogo foi proveitoso, surgindo diversos apontamentos para promover a saúde desses indivíduos. Este estudo permitiu refletir com estudantes de enfermagem sobre a invisibilidade de imigrantes em políticas, serviços e pesquisas e pensar em ações de acolhimento, especialmente na universidade. O círculo de cultura transformou saberes e práticas dos participantes, que compreenderam seu papel de facilitar o acolhimento dos imigrantes na universidade e comunidade. Ressalta-se a necessidade de discutir sobre saúde de imigrantes na formação dos enfermeiros para promover uma assistência fortalecida diante dessa realidade.

Published

09-04-2024