O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LIBRAS NA COMUNIDADE ESCOLAR:
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação:, Línguas de Sinais;, Crianças.Resumo
Introdução: A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) foi reconhecida e legitimada como uma das línguas oficiais do Brasil no ano de 2005, entretanto apesar do grande passo em direção ao reconhecimento, a luta da comunidade surda continua, pois, o contexto e a realidade da Educação no Brasil ainda estão longe de ser reflexo de inclusão e acessibilidade aos surdos, encontrando ainda barreiras na sua inserção e divulgação, principalmente quando se trata de instituições escolares de ensino básico. Além de instrumento de inclusão, a LIBRAS se caracteriza como um direito e meio legal de expressão e comunicação para pessoas surdas e também deve constar na grade curricular das instituições educativas que, em consonância com a lei, devem garantir o seu acesso ainda na educação básica. Objetivo: promover o ensino/aprendizagem de LIBRAS na comunidade escolar a fim de estimular o interesse de crianças que cursam o ensino fundamental I pela LIBRAS e consequentemente promover a inclusão, apoio e uso da língua. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz, como atividade proposta pela disciplina de LIBRAS e durante o processo de planejamento foram desenvolvidas atividades diversas, a partir de uma experiência pedagógica, exercitando um diálogo entre os arcabouços teóricos do curso de Enfermagem e as realidades emergentes no campo da prática na escola. As atividades se estenderam durante o período de 24/05/2019 a 07/06/2019, no qual foi realizado o planejamento da ação com a escolha da escola e das atividades lúdico-educativas para uma turma do sexto ano do fundamental. Resultados e Discussão: Foi realizado o ensino de LIBRAS na escola conferindo aos alunos novas experiências a partir da compreensão da relevância do diálogo entre a teórica e a prática vivenciadas tanto na sala de aula quanto no campo de atuação da enfermagem. Considerações finais: A execução das atividades evidenciou a experimentação das competências e habilidades inerentes ao profissional de enfermagem enquanto educador, fundamentado na construção de narrativa dissertativa, sob forma de relato de experiência do ensino de LIBRAS efetivando a tríade ensino, pesquisa e extensão.
