REINVENTANDO AS ATIVIDADES DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA EM UM MOMENTO DE PANDEMIA:

UM RELATO DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA - LASC

Autores/as

Palabras clave:

Infecções por coronavírus, Enfermagem em Saúde Comunitária, Saúde Coletiva

Resumen

RESUMO SIMPLES 

Introdução: O meio acadêmico exige o desenvolvimento de diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão, tornando por vezes o cotidiano discente exacerbadamente cientificista e academicista, dificultando a percepção ou adesão às inúmeras estratégias de conhecimento de realidades e áreas de atuação da futura profissão. Neste contexto, as ligas acadêmicas surgem como uma estratégia de extensão universitária, com o objetivo de fortalecimento do senso crítico, na transformação social e coletiva e o desenvolvimento teórico/prático dos associados. No âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) objetiva aproximar o acadêmico da realidade social, aliada aos conhecimentos adquiridos em aula ou em eventos organizados e ministrados por instituições parceiras, desenvolvendo pesquisa, extensão e ensino, considerados pilares para a qualidade da formação destes futuros profissionais. Objetivo: Relatar a experiência, enquanto diretoria da LASC, no desenvolvimento de suas atividades em tempos de pandemia da Covid-19. Método: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritivo acerca das atividades da LASC. Durante o primeiro semestre de 2020, as atividades planejadas pela Liga precisaram ser reinventadas tendo em vista o distanciamento social e suspensão do calendário acadêmico na Universidade. A partir disso, as atividades passaram a serem desenvolvidas através da plataforma Cisco Webex Meetings entre os meses de março a julho de 2020. Resultados e discussões: A suspensão do calendário acadêmico desde o março/2020 trouxe muitas incertezas acerca do seguimento das atividades da Liga, as quais precisaram ser reinventadas respeitando as normas sanitárias vigentes. A partir disso,  as reuniões da diretoria da liga foram realizadas remotamente com o planejamento das atividades para o ano. Sendo assim, a liga não foi capaz de realizar seu evento de abertura e finalizar suas associações para o primeiro semestre, desse modo, para o segundo semestre do ano foi necessário reinventar e aprimorar as atividades para o meio on-line, com palestras, rodas de conversas, ciclos de debates e minicursos, ministrados por profissionais convidados relacionados a cada temática apresentada, e ofertando também minicursos na Semana Acadêmica de Enfermagem da UFFS e no Congresso da ALASF. O uso das tecnologias durante a pandemia auxiliou na realização e divulgação das atividades, facilitou a organização da agenda com a configuração “home office” além de ter aumentado o número de participantes nas oficinas. Considerações finais: Ao final, podemos observar que tais atividades têm contribuído para o desenvolvimento de diferentes habilidades com o uso da tecnologia e comunicação. Tais atividades têm contribuído na formação crítica em saúde dos envolvidos, à medida que aborda diferentes conteúdos permitindo a ampliação de olhares para além do âmbito universitário local, convidando palestrantes de outros estados e universidades para contribuir com nosso desenvolvimento. Sendo assim, pode-se dizer que a experiência de poder vivenciar e participar de uma liga acadêmica, fez refletir e entender a importância das capacitações ofertadas por projetos, seminários, eventos e entre outros que potencializam e impulsionam a construção de conhecimento e que, apesar da mudança repentina de contexto social, os encontros on-line tiveram uma boa aceitação apesar dos problemas gerais de conexão

Biografía del autor/a

  • ANA BELL NYLAND KAISER, ANK, UFFS

    Graduanda de enfermagem do 5ª período na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

  • ANDRESSA KRINDGES, AK, UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

    Graduanda de enfermagem do 5ª período na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

  • DÉBORA CECCATTO, DC, UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

    Graduanda de enfermagem do 5ª período na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

  • MAIQUELI EDUARDA DAMA MINGOTI, MM, UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

    Graduanda de enfermagem do 5ª período na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

  • SIMONE DOS SANTOS PEREIRA BARBOSA, SB, UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

    Graduanda de enfermagem do 9ª período na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

  • YANÁ TAMARA TOMASI, YT, UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

    Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva, Docente no Curso de Graduação em Enfermagem da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Publicado

08-04-2024