DESENVOLVIMENTO DE FOLDER EDUCATIVO ACERCA DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA ALIVIAR SINTOMAS DE SOFRIMENTO MENTAL EM TEMPOS DE COVID-19

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

Palabras clave:

Saúde Mental; Plantas medicinais; Cuidado; Tecnologia Educativa; COVID-19

Resumen

Introdução: Neste momento de enfrentamento da pandemia por Coronavírus, é comum ouvir pessoas queixando-se de sintomas de ansiedade, medo, irritação, tristeza, raiva, dificuldade para dormir, dentre outros. Sabe-se que os problemas de saúde mental já acometiam um elevado número de pessoas em nossa sociedade.Porém devido as restrições e mudanças impostas pela circulação do Coronavírus no mundo, inclusive à necessidade do distanciamento social, evidenciou-se uma elevação no número de atendimentos nos serviços de saúde, relacionados aos sintomas de Transtorno Mental Comum (TMC) pelas pessoas. Diante deste contexto, torna-se relevante que os profissionais de saúde, principalmente da Atenção Primária à Saúde (APS), busquem estratégias de cuidado voltadas ao alívio de tais sintomas. Sabe-se que a utilização de plantas medicinais está muito presente na cultura brasileira, estando inclusive contemplada na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS).Objetivo: relatar a experiência de uma mestranda no desenvolvimento de uma tecnologia educativa, com vistas a ampliar o conhecimento da população sobre o uso correto e seguro de ervas e plantas medicinais como tratamento para os sintomas de TMC.  Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de uma mestranda e docentes do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde do Estado de Santa Catarina-Udesc (MPEAPS), ocorrido no mês de julho de 2020, envolvendo médicos e enfermeiras da APS do município de Erval Grande-RS, no desenvolvimento de um folder educativo direcionado a população sobre o uso correto e seguro de ervas e plantas medicinais como tratamento dos sintomas de TMC. Resultado e discussões: Foi produzido pela mestranda com o apoio de médicos e enfermeiras da APS do município em questão, um folder educativo, ilustrativo intitulado: A utilização de ervas e plantas medicinais como forma de cuidado à saúde mental em tempos de COVID-19. Após a busca na literatura por evidências cientificas sobre a utilização de ervas e plantas medicinais para o tratamento dos sintomas de TMC, foi planejada pela mestranda uma atividade de educação permanente para médicos e enfermeiras da APS sobre a temática, visando ampliar o conhecimento destes profissionais e sensibilizá-los para a importância da implementação de uma intervenção de promoção a saúde mental para a população.Foi solicitado aos profissionais participantes, que sugerissem tópicos para compor o folder educativo. Para a elaboração do material, teve-se o cuidado de selecionar ervas e plantas medicinais conhecidas e de fácil acesso da população local e também com comprovação cientifica de seus benefícios. A partir dos tópicos sugeridos, a mestranda embasou-se em evidências cientificas para construir o conteúdo do folder. As informações contidas no material foram elaboradas observando as seguintes premissas: linguagem simples e adequação ao nível intelectual do público alvo 4 objetivando promover a identificação das pessoas com o texto e incentivá-las ao uso correto e seguro de ervas e plantas medicinais como forma de tratamento dos sintomas de TMC. Para a escolha das ilustrações foram selecionadas imagens da internet que tivessem relação com a temática proposta. O conteúdo do folder foi estruturado da seguinte forma: Orientações sobre o cuidado no uso de ervas e plantas medicinais, indicações e partes da erva ou planta a ser utilizada para tratar a ansiedade, sintomas depressivos e insônia através de seu chá/infusão, bem como o modo adequado de preparo da infusão; A utilização de óleos essenciais no ambiente, forma de uso, indicação de alguns aromas de ervas e plantas que podem ser utilizados para aliviar os sintomas de ansiedade, depressão e insônia e por fim, o modo de preparar e utilizar travesseiros aromáticos feitos de ervas e plantas medicinais com propriedades anti-gripais e que auxiliam no controle da ansiedade e melhora do sono. Após impressão gráfica os folders foram entregues aos Agentes Comunitários de Saúde para distribuição nas famílias do município. Considerações finais:

A experiência vivenciada no desenvolvimento do folder educativo foi única, e transformadora, pois à busca por informações científicas para compor a atividade de educação permanente aos profissionais e o folder educativo, aumentaram o aprendizado da autora sobre a temática. O retorno positivo por parte da população, do gestor e dos profissionais da equipe à mestranda, fizeram com que a mesma se sentisse valorizada. Diante do exposto, compreende-se como válida a utilização dessa cultura milenar e de fácil alcance da população, que é o uso das plantas e ervas medicinais. Espera-se com o desenvolvimento desta intervenção educativa ter contribuído para o aprimoramento do conhecimento das pessoas sobre o uso correto e seguro de ervas e plantas medicinais como forma de tratamento dos sintomas de TMC ocasionados em decorrência da pandemia por Coronavírus. Percebe-se como fundamental a implementação de estratégias de cuidado a saúde mental nos serviços de saúde, principalmente neste momento de enfrentamento da pandemia por Coronavírus.

 

Biografía del autor/a

  • LEILA ZANATTA, UDESC

    Possui graduação em Farmácia- Bioquímica (2004), mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em co-tutela pela Universidade Federal de Santa Catarina e Université de Caen Basse-Normandie - França (2011). Atua como professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Fisiologia e Toxicologia, com ênfase nos seguintes temas: mecanismo de ação de hormônios, diabetes, ação biológica de produtos naturais, toxicologia ambiental e tecnologias cuidativo-educacionais.

  • ARNILDO KORB, UDESC

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994) e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003). Estágio doutoral na Universidade de Lisboa (2013). Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é professor adjunto no curso de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área da saúde coletiva, atuando na pesquisa e na extensão universitária nos seguintes temas: meio ambiente, saúde e educação.

Publicado

08-04-2024