Educação Geográfica

Estratégia didática para o ensino do clima e do tempo

  • Thamires Caetano Romão Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Wander Luis Marques
  • Paula Vanessa de Faria Lindo
Palavras-chave: Ensino, Tempo, Clima, Precipitações

Resumo

 Com a finalidade de superar as tradicionais aulas do ensino fundamental, onde os alunos participam passivamente durante as atividades, foi proposta uma prática didática com o tema “Educação Geográfica: Estratégia didática para o ensino do clima e do tempo”, pela perspectiva da Educação Geográfica. Trabalhamos com os alunos da escola municipal Caic, localizada no bairro Cristo Rei de Erechim, nos dias 26/04/2019 e 03/05/2019. Os objetivos desta atividade foi mostrar aos alunos a diferença entre tempo e clima, bem como demonstrar a importância e o impacto das precipitações, a partir da realidade vivida por eles, para isso, procurando superar a ideia do conteúdo pelo conteúdo e oferecendo estratégias de ensino para a aprendizagem se tornar significativo. Para tal, iniciamos as aulas com perguntas relacionadas ao conteúdo de climatologia e ao cotidiano dos estudantes. Também trabalhamos outras linguagens como charges, recortes de jornais e música, com a finalidade de torna a atividade mais dinâmica e os alunos mais atentos e participativos. Por fim, envolvemos todos os alunos na construção de pluviômetros, para que eles pudessem coletar dados de precipitações para um futuro diálogo e análise das informações. Tivemos êxito em nossas atividades, tendo em vista que os objetivos de diferenciar tempo e clima e entender a importância das precipitações foram alcançados e os pluviômetros foram instalados para realizarem as medições.

Publicado
15-07-2019