O TEATRO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O sujeito e seu lugar no mundo: o teatro como representação do uso do espaço geográfico

  • Ricardo Bandeira Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Michelle Zonin
  • Rosangela Terra
Palavras-chave: Teatro; Aprendizagem; Geografia.

Resumo

Este artigo argumenta sobre o uso do teatro como recurso didático para o ensino de Geografia. Esta abordagem foi trabalhada nas Escolas Haidée Tedesco Reali e Colégio Estadual Prof Mantovani, que são instituições situadas no município de Erechim, no  Estado do Rio grande do Sul, e foi uma das oficinas apresentadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) subprojeto Geografia, o qual proporcionou esta oportunidade de desenvolver na Geografia esta metodologia de ensino diversificados dos quais esta arte secular surgiu como uma ferramenta. No início do artigo foi elaborado uma pesquisa bibliográfica buscando entender a origem do teatro no Brasil e no mundo, fazendo também um paralelo com a temática do ensino e constatando a primeira atuação didática do teatro no Brasil. Este trabalho foi baseado nas ideias de  KOUDELA, Ingrid Dormien e SANTANA, Arão Paranaguá que reforçam a importância da linguagem teatral no ensino, BRAGA, Humberto e DIAS, Luciana da Costa que fazem um relato do contexto histórico referente ao teatro, CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos que contribui na temática do ensino de Geografia.

Publicado
15-07-2019