EXPLORANDO PAISAGENS: UMA VIAGEM PELA BIOGEOGRAFIA, GEOLOGIA, GEOMORFOLOGIA ATRAVÉS DA MONITORIA EM GEOGRAFIA FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Monitoria. Geografia Física. UFFS.

Resumo

O projeto de monitoria em Geografia Física foi desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Para os fins do projeto proposto e executado, a Geografia Física objetiva fornecer os conhecimentos sobre os elementos naturais, as interações que ocorrem entre estes distintos elementos e sua relação com as diferentes sociedades humanas. O presente trabalho visa lançar um olhar sobre as experiências vividas pela professora responsável pelos componentes curriculares (CCR) e pela aluna-monitora. O projeto de monitoria em Geografia Física teve um objetivo duplo: facilitar o processo ensino-aprendizagem dos alunos num ambiente acolhedor fora da sala de aula e promover a aprofundamento dos conhecimentos dos alunos-monitores. No segundo semestre de 2024 o projeto atendeu 13 alunos do componente curricular Biogeografia, ofertado para a 6ª fase do Curso de Geografia – Licenciatura. Já no primeiro semestre de 2025, as turmas atendidas são Geologia Geral (32 alunos), ofertada para a 1ª fase e Geomorfologia (19 alunos), ofertada para a 3ª fase do mesmo curso. Ao longo desses dois semestres a aluna-monitora tem participado do cotidiano da sala de aula, auxiliando na elaboração e acompanhamento das atividades práticas e dos trabalhos de campo que foram/serão realizados no âmbito dos três CCRs citados anteriormente. A relação estabelecida entre a professora responsável pelos CCRs e a aluna-monitora, que também é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tem representado um meio de fomentar a inovação de práticas didático-pedagógicas. Apesar de não termos ainda no Curso de Geografia – Licenciatura a cultura de monitoria - na qual o monitor e o aluno monitorado atuam no processo de ensino-apredizagem um do outro, pois consideram-se como pares - esse projeto tem representado para as envolvidas a possibilidade de vivenciar uma universidade diferente: não somente um espaço dedicado ao estudo, ao trabalho e produção acadêmica, mas também um ambiente de convivência e partilha. De fato, o projeto de monitoria é uma das formas de reocupar e retomar a universidade como um espaço em mais colaborativo, de novas ideias e mais arejado do ponto de vista intelectual. Por fim, a presença da aluna-monitora em sala de aula (e nos trabalhos de campo) quebrou com a premissa de que o professor é o único mediador do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Gisele Leite de Lima Primam, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó

    Docente do Curso de Geografia - Licenciatura, campus Chapecó

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Publicado

21-08-2025