VIVÊNCIAS DA MONITORIA EM ANATOMIA HUMANA: PRÁTICAS, TECNOLOGIAS E APOIO À DIVERSIDADE ACADÊMICA
Resumo
Contextualização: A Anatomia Humana é uma disciplina essencial na formação de
estudantes da área da saúde, sendo responsável por fornecer as bases que sustentam a
compreensão de processos fisiológicos e patológicos. Por seu caráter visual, tridimensional e
técnico, a anatomia impõe desafios cognitivos significativos aos discentes, especialmente nas
fases iniciais da graduação. Diante disso, a monitoria acadêmica se destaca como uma
ferramenta de apoio pedagógico e acolhimento, especialmente relevante para cursos como
Medicina e Enfermagem. No campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul
(UFFS), a monitoria em Anatomia também estende suporte adicional aos estudantes do
Programa de Permanência Indígena (PIN) do curso de Enfermagem, promovendo equidade no
processo de aprendizagem e respeitando a diversidade cultural e educacional dos alunos.
Objetivos: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos monitores vinculados ao
projeto de monitoria em Anatomia Humana, desenvolvida ao longo dos semestres de 2024/2 e
2025/1. São objetivos específicos: (1) oferecer apoio pedagógico aos estudantes de Medicina
e Enfermagem, com ações regulares e atividades complementares; (2) desenvolver estratégias
didáticas que favoreçam a aprendizagem ativa e significativa; (3) integrar o ensino anatômico
com a prática em peças cadavéricas, o uso de tecnologias educacionais e materiais visuais; e
(4) contribuir com a formação pedagógica e científica dos monitores. Aporte teórico: A
monitoria fundamenta-se em abordagens construtivistas e dialógicas, com destaque para as
contribuições de Paulo Freire e Lev Vygotsky. O monitor atua como mediador do
conhecimento, facilitando a compreensão dos conteúdos por meio da troca entre pares e da
criação de espaços educativos colaborativos. O uso de metodologias ativas, como a repetição
espaçada e o ensino baseado em problemas (PBL), favorece a consolidação do conhecimento
anatômico e contribui para sua retenção a longo prazo. Metodologia: Trata-se de um relato de
experiência vinculado ao projeto de monitoria “Monitoria em Anatomia Humana – O estudo
do corpo humano através do desenvolvimento de estratégias de aprendizado e de formação
complementar”. As ações da monitoria envolveram encontros semanais de dúvidas, grupos de
estudo teórico-práticos e encontros extras voltados especificamente aos estudantes do PIN de
Enfermagem. As atividades contaram com a utilização de peças cadavéricas para correlação
com imagens de atlas anatômicos, promovendo uma aprendizagem integrada entre teoria e
prática. Adicionalmente, foram empregados recursos como o aplicativo 3D Complete
Anatomy durante os encontros. Também foram desenvolvidos e aplicados flashcards digitais
com base na técnica de repetição espaçada, comprovadamente eficaz na fixação e retenção de
informações em longo prazo. Resultados: A monitoria teve impacto positivo no desempenho
e na confiança dos alunos frente à disciplina. A adoção do método de repetição espaçada, com
uso de flashcards e testes regulares, resultou em média superior a 80% nos simulados
aplicados. Estudantes relataram melhor retenção dos conteúdos com o apoio de estratégias
ativas e recursos digitais. A prática em laboratório com peças reais, aliada a atlas e
plataformas online, proporcionou um aprendizado mais concreto. Para os monitores, a
experiência também ampliou competências didáticas e organizacionais.