VIVÊNCIAS DA MONITORIA EM ANATOMIA HUMANA: PRÁTICAS, TECNOLOGIAS E APOIO À DIVERSIDADE ACADÊMICA

Autores

  • Débora Tavares Resende e Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Felipe de Lima Torres
  • Yenidis Teilor Scheibel
  • André Crenak Caldeira Delforge
  • Pedro Lucas dos Santos Cardoso

Resumo

Contextualização: A Anatomia Humana é uma disciplina essencial na formação de

estudantes da área da saúde, sendo responsável por fornecer as bases que sustentam a

compreensão de processos fisiológicos e patológicos. Por seu caráter visual, tridimensional e

técnico, a anatomia impõe desafios cognitivos significativos aos discentes, especialmente nas

fases iniciais da graduação. Diante disso, a monitoria acadêmica se destaca como uma

ferramenta de apoio pedagógico e acolhimento, especialmente relevante para cursos como

Medicina e Enfermagem. No campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul

(UFFS), a monitoria em Anatomia também estende suporte adicional aos estudantes do

Programa de Permanência Indígena (PIN) do curso de Enfermagem, promovendo equidade no

processo de aprendizagem e respeitando a diversidade cultural e educacional dos alunos.

Objetivos: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos monitores vinculados ao

projeto de monitoria em Anatomia Humana, desenvolvida ao longo dos semestres de 2024/2 e

2025/1. São objetivos específicos: (1) oferecer apoio pedagógico aos estudantes de Medicina

e Enfermagem, com ações regulares e atividades complementares; (2) desenvolver estratégias

didáticas que favoreçam a aprendizagem ativa e significativa; (3) integrar o ensino anatômico

com a prática em peças cadavéricas, o uso de tecnologias educacionais e materiais visuais; e

(4) contribuir com a formação pedagógica e científica dos monitores. Aporte teórico: A

monitoria fundamenta-se em abordagens construtivistas e dialógicas, com destaque para as

contribuições de Paulo Freire e Lev Vygotsky. O monitor atua como mediador do

conhecimento, facilitando a compreensão dos conteúdos por meio da troca entre pares e da

criação de espaços educativos colaborativos. O uso de metodologias ativas, como a repetição

espaçada e o ensino baseado em problemas (PBL), favorece a consolidação do conhecimento

anatômico e contribui para sua retenção a longo prazo. Metodologia: Trata-se de um relato de

experiência vinculado ao projeto de monitoria “Monitoria em Anatomia Humana – O estudo

do corpo humano através do desenvolvimento de estratégias de aprendizado e de formação

complementar”. As ações da monitoria envolveram encontros semanais de dúvidas, grupos de

estudo teórico-práticos e encontros extras voltados especificamente aos estudantes do PIN de

Enfermagem. As atividades contaram com a utilização de peças cadavéricas para correlação

com imagens de atlas anatômicos, promovendo uma aprendizagem integrada entre teoria e

prática. Adicionalmente, foram empregados recursos como o aplicativo 3D Complete

Anatomy durante os encontros. Também foram desenvolvidos e aplicados flashcards digitais

com base na técnica de repetição espaçada, comprovadamente eficaz na fixação e retenção de

informações em longo prazo. Resultados: A monitoria teve impacto positivo no desempenho

e na confiança dos alunos frente à disciplina. A adoção do método de repetição espaçada, com

uso de flashcards e testes regulares, resultou em média superior a 80% nos simulados

aplicados. Estudantes relataram melhor retenção dos conteúdos com o apoio de estratégias

ativas e recursos digitais. A prática em laboratório com peças reais, aliada a atlas e

plataformas online, proporcionou um aprendizado mais concreto. Para os monitores, a

experiência também ampliou competências didáticas e organizacionais.

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Publicado

21-08-2025