Monitoria de Física 1 e 2 para Engenharia Ambiental e Sanitária, Física licenciatura e Química licenciatura

Autores

  • Everton Francisco da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marcos Alexandre Dullius Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A física é uma disciplina fundamental para a formação em áreas como engenharias e ciências exatas. No entanto, algumas vezes os alunos enfrentam dificuldades em disciplinas como física 1 (que aborda a mecânica clássica, leis de Newton, energia e movimento, oscilações) e física 2 (que trata de ondas, termodinâmica, hidrostática e hidrodinâmica entre outros) devido a conceitos e aplicações matemáticas mais complexas. Nesse contexto a monitoria de física 1 e 2 surge como estratégia essencial para consolidar a prática docente, fortalecendo conexão entre professores e alunos tanto nas atividades em sala de aula quanto nas extraclasse. O projeto de monitoria não apenas visa melhorar o aproveitamento dos estudantes como também proporciona ao monitor uma introdução orientada a docência, desenvolvendo habilidades pedagógicas e didáticas essenciais para sua formação acadêmica e profissional. Além disso a monitoria oferece suporte personalizado para os alunos (dialogando com o projeto e com as atribuições (constantes no item 7.1 do Edital) criando um ambiente de aprendizado colaborativo explicando conteúdos de forma mais acessível, utilizando exemplos práticos e metodologias adaptadas as necessidades dos estudantes. Com horários flexíveis e atendimento 
individualizado. Dos objetivos, despertar e sensibilizar os acadêmicos para a pratica docente, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFFS por meio da integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das disciplinas de Física 1 e 2.Além do suporte em conceitos leis de newton como enunciado por (AUSUBEL, 2003) 
por meio de exemplos concretos e analogias estimulando debates e soluções na ideia de construção de conhecimento coletivo superando dificuldades com persistência e dedicação, objetiva a melhoria da qualidade do ensino superior, onde a monitoria se alinha as metas de 
redução de evasão e formação docente. (Natário, 2010).  A monitoria está sendo desenvolvida através de modelo híbrido (presencial e remoto). Com o planejamento inicial das atividades  de 12 hs semanais, com horários fixos e com agendamento prévio com resoluções de exercícios, recursos multimidia, lista de exercícios, no ano de 2024 sala de monitoria foi na 204 do bloco A, 2025 laboratório 3 sala 111.

Downloads

Publicado

21-08-2025