MONITORIA DE ENSINO EM FENÔMENOS DE TRANSPORTE II - TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Palavras-chave:
Calor. Energia. Ferramenta digital.Resumo
Esta monitoria foi desenvolvida para a componente curricular das disciplinas de Operações Unitárias, Laboratório de Operação Unitárias, Fenômenos de Transporte I e Fenômenos de Transporte II, para o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Laranjeiras do Sul. O projeto teve como foco principal oferecer suporte didático aos estudantes e promover a iniciação à docência no ensino superior, por meio da atuação do monitor em atividades pedagógicas. Além de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, o trabalho buscou reduzir os índices de retenção e evasão nas disciplinas atendidas, estimulando o interesse e o rendimento dos estudantes em conteúdos considerados desafiadores. A metodologia adotada dividiu-se em duas partes: etapa 1 foi auxiliar os estudantes na resolução de exercícios, na revisão dos conteúdos ministrados em sala de aula e na utilização da ferramenta online – Kahoot (colocar em prática o conhecimento adquirido). O estudante elabora perguntas sobre o assunto estudado e um questionário é gerado para o restante da turma responder, criando uma competição saudável e de grande aprendizagem do conteúdo. A etapa 2 foi transformar as perguntas geradas em problemas práticos da área de atuação da engenharia de alimentos com o objetivo de aplicar o conhecimento em situações reais. Os resultados alcançados demonstram que a associação da monitoria com o uso da ferramenta online, além do envio de vídeos (via WhatsApp) foram muito importantes para o atendimento das expectativas. Essas ferramentas digitais permitiram aos estudantes um amparo mais ágil e eficiente do projeto de monitoria, pois o acesso às ferramentas em qualquer momento favoreceu a revisão do conteúdo no próprio ritmo, ampliando a compreensão e a autonomia nos estudos.