MONITORIA EM HISTÓRIA: CULTURA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Formação, integração, ensino colaborativo.Resumo
O curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, é um dos principais centros de formação de professores para a educação básica, além de constituir um relevante núcleo de produção científica em diversas linhas de pesquisa. Com aproximadamente 200 alunos matriculados, o curso representa uma importante base para a preparação de profissionais que, futuramente, atuarão nos mais variados campos de trabalho que a área da História possibilita.
Por isso, evidencia-se a importância de fortalecer o curso, garantindo que ele ofereça um ensino de qualidade e, ao mesmo tempo, atenda às expectativas do mercado de trabalho, formando profissionais preparados para os desafios da atuação docente e das demais possibilidades da área. Em direção a esse objetivo — e outros que serão discutidos a seguir — o programa de monitoria em História foi pensado e desenvolvido para garantir o êxito na formação qualificada e crítica de seus discentes.
Com esse propósito, o programa de monitoria foi criado para aproximar os acadêmicos do curso de História da prática docente no Ensino Superior, fortalecendo, assim, sua formação. Além disso, busca integrar de forma mais eficaz o currículo, articulando ensino, pesquisa e extensão, e contribuir para o êxito acadêmico, reduzindo a evasão e a retenção no curso. Dessa forma, a partir da discussão dos objetivos, constroem-se as metodologias e práticas da monitoria em História, por meio de diferentes projetos, como: rodas de conversa, oficinas, atendimentos individuais ou coletivos, entre outras ações. Com isso, a monitoria se afirma como um espaço formativo fundamental para a construção de vínculos mais sólidos entre os discentes e o curso.
Como destacado, diferentes projetos foram desenvolvidos, dos quais se destacam alguns exemplos: “Oficina de boas-vindas” e "Oficinas Práticas de como se inscrever no PIBID”, que objetivaram a integração com os calouros do curso e a divulgação e auxílio na inscrição no PIBID, respectivamente. Eventos em parceria com a coordenação do Curso de História e o Centro Acadêmico de História, como: a XII Semana Acadêmica e as mesas-redondas “A Ditadura Militar no Brasil e em Santa Catarina” e “Replantando o Futuro Sustentável”.
Outras atividades incluem atendimentos individuais ou coletivos, agendados ou realizados no horário semanal de atendimento do monitor; viagem de estudos para as missões jesuíticas do Paraguai; criação do Instagram do Curso de História; e muitos outros projetos desenvolvidos. Todos com um resultado em comum: o fortalecimento dos discentes do curso de História, por meio de uma formação que ultrapassa os muros da sala de aula e transforma o cotidiano universitário em um espaço vivo de construção crítica, autonomia e pertencimento.