MONITORIA DE ALGORITMOS
Palavras-chave:
Algoritmos, Programação, MonitoriaResumo
O curso de graduação em Ciência da Computação da UFFS engloba os turnos vespertino e noturno, cada turno com o ingresso anual de 50 alunos, sendo um dos cursos de graduação da universidade mais procurados pelo público. A alta demanda de estudantes ingressantes adicionada da alocação de estudantes veteranos faz com que as turmas das fases iniciais do curso estejam sempre cheias e com lista de espera por vagas. O componente curricular de Algoritmos e Programação – entre outros das fases iniciais – é fundamental para o curso, pois visa apresentar e ensinar conceitos fundamentais como raciocínio lógico e abstração de problemas através de algoritmos e linguagens de programação. O refinamento e aprofundamento de tais conceitos é de vital importância para a formação dos estudantes de Ciência da Computação (RIBAS; DAL BIANCO; LAHM, 2017). No entanto, muitos alunos ingressam no ensino superior com deficiência no desenvolvimento lógico/matemático de base, dificultando o aprendizado e causando angústias que podem levar desde a baixos desempenhos e reprovações até a uma evasão precipitada (SCHEFFEL, 2013; SILVA FILHO, 2007). Essas dificuldades dificilmente conseguem ser sanadas sem uma atenção individualizada, de forma que ferramentas, técnicas e metodologias de ensino que visem melhorar essa dinâmica tendem a trazer resultados muito positivos, afetando não somente o desempenho acadêmico do aluno mas também sua satisfação pessoal e motivando sua permanência na academia (PEREIRA, 2003). O Projeto de Monitoria de Algoritmos tem por objetivo geral auxiliar os estudantes a desenvolver as habilidades necessárias para a solução de problemas usando algoritmos, adotando um enfoque mais prático e visando propiciar resultados benéficos à comunidade envolvida. Mais especificamente, almeja-se auxiliar os alunos a compreenderem melhor os assuntos abordados, através de estudos assistidos, ajuda com exercícios e explicações; os docentes a organizarem, executarem e avaliarem trabalhos extraclasse que envolvam atividades práticas; e os monitores a se iniciarem na atividade de docência, mediante o desenvolvimento de atividades complementares com auxílio do professor. O plano de trabalho dos monitores inclui acompanhar e auxiliar os alunos, mediante solicitação do professor, durante as atividades realizadas em aula; atender os alunos com dúvidas e dificuldades no estudo em tópicos relacionados a algoritmos nos horários pré- estabelecidos; buscar propor mudanças, atividades ou tópicos relevantes de ensino para os componentes curriculares de algoritmos com o objetivo de aprimorar o aprendizado dos estudantes; realizar atividades de formação relacionadas à monitoria e iniciação à docência; manter registros dos atendimentos; e elaborar um relatório analítico final. Durante a execução do projeto, tem-se observado uma melhora significativa no desempenho dos alunos que buscam o auxílio dos monitores, especialmente daqueles que participam de várias sessões de atendimento. Tais estudantes também têm relatado que a assistência dada na monitoria tem suprido lacunas nos conteúdos estudados. Os monitores têm acompanhado as aulas, fornecendo auxílio aos estudantes e ao docente, e têm aprimorado o seu conhecimento, por meio de estudo e revisão de materiais disponibilizados. Como um desafio enfrentado, cita-se a necessidade de incentivar cada vez mais alunos a participarem das sessões de atendimento, especialmente alunos do turno noturno.