MONITORIA EM BOTÂNICA DA IDENTIFICAÇÃO DAS ALGAS, FUNGOS E PLANTAS AO MANEJO SUSTENTÁVEL DAS AGROFLORESAS.

Autores

  • Josimeire Aparecida Leandrini Universidade da Fronteira Sul
  • João Pedro Olkoski da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lucas Volmir Langhinotti Antoniazzi Universidade da Fronteira Sul
  • Matheus dos Santos Machado Universidade da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ensino. Formação. Imersão.

Resumo

O projeto intitulado “Monitoria em botânica da identificação das algas, fungos e plantas ao manejo sustentável das agroflorestas”, que ocorre na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul, tem como objetivo contribuir no trabalho de aprendizagem (teórica e prática) dos estudantes. Busca-se demonstrar a extrema importância, de se conhecer os espécimes de plantas, fungos e algas (conteúdos da botânica) utilizando-se de encontros semanais nos laboratórios retirando dúvidas e realizando atividades práticas, incluindo auxílio na identificação de plantas, algas e fungos com a utilização bibliografia especializada para a identificação de materiais. Como resultado, foram atendidos 37 alunos diferentes, dentre os quais 27 (com cerca de 70% de aprovação) foram no CCR de Organografia e Sistemática de Espermatófitos e 10 (com 100% de aprovação) no CCR de Sistemas Agroflorestais. As principais dúvidas dos estudantes foram como encontrar e fazer coleta de material vegetal; armazenamento e/ou prensagem dos materiais, principais características observadas nas plantas para identificação das diferentes famílias, como realizar cortes no ovário e visualizar suas estruturas, passos de montagem de uma exsicata, ainda a importância de coleções diversas e porque destacar a importância econômica e ecológica. Por fim, o fortalecimento do papel do monitor(a) de forma imersiva como mediador que incentive práticas acadêmicas organizadas, servindo também, como uma “ponte” entre os acadêmicos e o professor pela sua proximidade com os mesmos, além de, adquirir maior conhecimento que contribui para formação e desenvolvimento de outras competências pedagógicas em um processo teórico e prático. 

Downloads

Publicado

21-08-2025