DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFFS CAMPUS CERRO LARGO
Resumo
O ensino de Genética apresenta percalços pelo caminho, como, por exemplo, o vasto vocabulário recheado de conceitos de difícil compreensão. Além disso, é necessário possuir uma boa base de conhecimentos a respeito de outras disciplinas, como a Biologia Molecular e a Bioquímica. Em razão disso, os alunos têm a percepção de que a Genética é difícil demais para ser compreendida, sendo a única motivação estudar para conseguir aprovação no CCR, o que gera desinteresse em muitos casos (Lopes; Silva, 2018). Dessa forma, torna-se essencial o serviço de monitoria, pois entende-se que a monitoria oferece uma oportunidade de aprendizagem e crescimento coletivo, proporcionando a interação entre professor, alunos acadêmicos e aluno monitor. O professor, com seus conhecimentos e experiência, juntamente com o aluno monitor e suas formas alternativas de apoio ao ensino e com sua proximidade com os alunos acadêmicos, por conta da faixa etária, dialetos utilizados, gostos e a própria condição de aprendiz em comum contribui para um melhor aproveitamento da aprendizagem (Gonçalves et al., 2021). Levando em consideração, especificamente, os cursos de Licenciatura, é de extrema importância o aprimoramento do ensino de Genética, tendo em vista a relevância que esse tema possui na sociedade, e o fato de que esses alunos de hoje, em breve, serão professores e precisarão saber ensinar Genética aos seus futuros alunos (Oliveira et al., 2017). Neste contexto, o presente projeto de monitoria buscou sanar as eventuais dificuldades apresentadas pelos discentes nos CCRs Genética (2024/2) e Biologia Molecular (2025/1). A monitoria foi ofertada semanalmente, com data e hora marcadas, com os monitores bolsistas e voluntários. Durante o período do CCR, o professor disponibilizava listas de exercícios a fim de ajudar no processo de aprendizagem. Em nossos encontros, os monitores pontuavam as dificuldades apresentadas pelos discentes. Dentre todas as relatadas, as mais frequentes foram: a dificuldade em mensurar moléculas e estruturas microscópicas em formato tridimensional, a fixação de conceitos mais complexos e a falta de habilidade na interpretação dos textos que expunham os problemas de Genética. Apesar de possuírem conhecimento suficiente para resolvê-los, os alunos não conseguiam interpretar corretamente o que o problema pedia. Pode-se associar essa dificuldade de interpretação ao fato de que o atual estudante universitário no país não utiliza a leitura como fonte de entretenimento e obtenção de conhecimento e informações, geralmente recorrendo a esse meio apenas quando é obrigado a ler atividades, apostilas e livros indicados pelos professores das disciplinas cursadas (Tourinho, 2011). Outro ponto que pode ser correlacionado é que os conteúdos desses CCRs abrangem conceitos moleculares, sem possibilidade do uso do microscópio. Sendo assim, restam-nos figuras, imagens, esquemas e vídeos para entendimento. Dessa forma, os alunos da geração de menos leitura, menos fantasia e mais informação concreta via mídia apresentam muita dificuldade na aprendizagem desses CCRs. Desta forma, a monitoria tem sido um apoio significativo para os acadêmicos que cursam Ciências Biológicas — Licenciatura e Bacharelado.