MONITORIA COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO GERENCIAL NA ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Tutoria, Educação em enfermagem, Educação em Saúde, Gestão em SaúdeResumo
Contextualização: A formação de enfermeiros para o SUS exige métodos pedagógicos que integrem teoria, prática e gestão, desenvolvendo competências técnicas e relacionais desde a graduação. Nesse cenário, a monitoria nos componentes “Gestão e Gerenciamento” e “Estágio Supervisionado” destaca-se como estratégia eficaz para fortalecer a formação gerencial em enfermagem e qualificar o futuro exercício profissional. Objetivo: apresentar a experiência de monitores no apoio às atividades acadêmicas e práticas do projeto de monitoria intitulado “Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem" e "Estágio Curricular Supervisionado" I e II: articulando as cinco dimensões que pavimentam a formação de Enfermeiros(as) para o SUS”, evidenciando suas contribuições para a construção do raciocínio crítico-gerencial dos estudantes. Aporte teórico: o aporte teórico foi fundamentado na pedagogia de Paulo Freire, que defende o diálogo, a escuta ativa e a problematização como caminhos para uma educação emancipatória (Freire, 2015; Freire, 2016). Essa abordagem compreende o estudante como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, valorizando suas vivências e saberes na construção coletiva do conhecimento. Metodologia: trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa e caráter descritivo-reflexivo, baseado nas atividades desenvolvidas pela monitora ao longo do ano de 2025 nos componentes curriculares “Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem” e “Estágio Curricular Supervisionado I e II” do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó. As ações envolveram mediação de grupos de estudo, apoio pedagógico, elaboração de materiais educativos e articulação entre teoria e prática nos campos da gestão em enfermagem. A sistematização da experiência foi orientada pela pedagogia freireana e fundamentada em registros no diário de campo, reuniões com docentes e reflexões da própria monitora, sendo os dados organizados por meio da análise temática, com foco nos sentidos atribuídos às práticas vivenciadas e seus efeitos na formação crítica e gerencial dos estudantes. Resultados: como principais resultados, identificou-se o fortalecimento do protagonismo estudantil, a ampliação da visão crítica sobre os processos gerenciais nos serviços de saúde e a qualificação das práticas pedagógicas voltadas à gestão e gerenciamento em enfermagem, assim como evidenciado por Silva et al (2021). A monitoria também age como um ambiente democrático para a ampliação do acesso ao conhecimento, principalmente na atenção aos alunos indígenas da primeira fase. A resolução de dúvidas, comentários adicionais com experiências de atuação em campos de estágio, amplia a qualidade da monitoria, como também aumenta a qualidade da oferta do componente curricular. As atividades também proporcionam espaços de escuta e troca entre estudantes, contribuindo para o estreitamento das relações e favorecendo a corresponsabilidade no processo de formação. Além disso, observou-se maior integração entre os conteúdos acadêmicos e os desafios do cotidiano do SUS, promovendo reflexões sobre o papel da enfermagem na liderança e na tomada de decisões. Conclusão: conclui-se que a monitoria é mais que apoio pedagógico: é um espaço formativo que desenvolve autonomia, senso crítico, liderança e ética. Reforça estratégias ativas de ensino, preparando enfermeiros qualificados e humanizados para atuar nos diversos níveis de atenção à saúde.