O ENSINO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Maria Vitoria Pompei UFFS
  • Sofia Arias Hernandez
  • Vitor de Moraes

Palavras-chave:

Aprendizado, Ensino, monitoria

Resumo

As instituições de ensino têm incluído programas de monitoria por vários motivos estratégicos e pedagógicos, pois, os monitores auxiliam com dificuldades de forma mais acessível, usando a linguagem do próprio aluno. O projeto de monitoria desempenhou um papel fundamental em disciplinas como matemática e estatística no contexto da universidade pública, uma vez que são disciplinas comuns entre vários cursos, isto faz, que o público seja amplo e variado. A Universidade federal da Fronteira Sul é composta por uma comunidade diversa, que inclui pessoas com diferentes etnias, como indígenas e estrangeiros, isto, enriquece ainda mais os programas de monitoria em matemática, pois traz diferentes formas de pensar, aprender e ensinar, promovendo um ambiente mais inclusivo e colaborativo. Esses estudantes trazem diferentes vivências, raciocínios, abordagens culturais para a resolução de problemas. Também, atua como uma ferramenta no combate a evasão escolar, pois, oferece um suporte contínuo aos estudantes com dificuldades, cria vínculos entre pares. Dessa forma, a diversidade não apenas amplia as perspectivas, mas, também fortalece a permanência estudantil e contribui para um ambiente universitário mais acolhedor. 

 

Downloads

Publicado

21-08-2025