MONITORIA: ENSINAR E APRENDER CONSTRUINDO – AUTONOMIA E ENGAJAMENTO ACADÊMICO

Autores

  • Yara Portugal de Araujo UFFS
  • Everton Artuso
  • Karen Orrigo Vieira

Palavras-chave:

Monitoria, Aprendizagem colaborativa, Autonomia discente

Resumo

A monitoria é um espaço de aprendizagem que vai além do apoio e orientação na realização de trabalhos acadêmicos, pois para alcançar os objetivos, é essencial que os monitores estabeleçam uma comunicação assertiva, que consiga conectar o interlocutor ao conteúdo que deve ser interpretado, construindo um caminho onde o estudante consiga se desenvolver no ambiente acadêmico, gradativamente e de maneira independente. Nesse sentido, o projeto de monitoria de Permanência de estudantes universitários atua com diferentes abordagens, a fim de utilizar da relação entre estudante e monitor, para melhorar o desenvolvimento individual nas matérias cursadas. O programa promove a aprendizagem de todos os envolvidos, pela troca de saberes a partir do aprender a ensinar, para que seja possível ensinar a aprender. Dessa forma, o objetivo deste estudo é observar e aprimorar meios de instigar a aprendizagem, formas de comunicação e de estudo do público-alvo do programa. A monitoria é uma ferramenta pedagógica essencial para o processo de aprendizagem, permitindo que os alunos reforcem conteúdos, desenvolvam autonomia e aprimorem a organização dos estudos, em um ambiente de apoio ao ensino individualizado (Leão, 2017). Essa prática promove trocas de conhecimentos entre monitores e monitorados, criando um espaço colaborativo no qual as dúvidas podem ser sanadas de maneira mais acolhedora e personalizada, o que facilita a compreensão dos conteúdos e melhora do desempenho acadêmico (Frison, 2016). Para o monitor, o ato de ensinar também é uma oportunidade de aprendizado: ao se preparar para auxiliar outros estudantes, aprofundando seus conhecimentos; desenvolvendo habilidades sociais (empatia, comunicação e responsabilidade) e exercitar a reflexão crítica sobre sua prática (Leão, 2017; Kopke, 2006). Essa vivência favorece não apenas a formação acadêmica, mas também o amadurecimento pessoal e profissional, sendo uma experiência enriquecedora para quem deseja exercer o magistério ou atuar em áreas que exigem liderança e cooperação (Kopke, 2006). Ensinar e aprender, tornam-se processos interligados na monitoria, reforçando a construção ativa do conhecimento por todos os envolvidos (Frison, 2016). Neste projeto desenvolvemos uma abordagem diferenciada, considerando o publico-alvo atendido e suas dificuldades, levando a análises e discussões no grupo do projeto, contando com a inclusão do monitor em sala de aula, guiada pela professora responsável pelo Componente Curricular Regular (CCR) e orientadora do projeto, essa inserção ocorreu no semestre 2024/2. No qual o monitor foi apresentado ao planejamento de aula pela professora, bem como todos os materiais e ferramentas que estavam sendo disponibilizados e utilizados em sala, e assim, conseguisse se situar e ter instrumentos suficientes para auxiliar o discente que apresentava dificuldade. Após um período de realização da monitoria em sala de aula, foi relatado pela professora em reunião do grupo, melhorias significativas na participação do estudante em aula, passando a realizar as atividades propostas e conseguir expressar suas dificuldades e a procurar o atendimento da monitoria de maneira mais recorrente. Como resultado da importância e diferencial desta modalidade de monitoria, procura antes de auxiliar o estudante nos conteúdos específicos do curso, tende a conhecê-lo, compreendê-lo e acolhê-lo para que assim ocorra sua evolução.

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Publicado

21-08-2025