Formação Crítica a partir da leitura compartilhada na monitoria de Letras

Autores

  • Ana Karolina Gehres Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O projeto de monitoria “Vozes Literárias” (ENS-2024-0155) foi desenvolvido no Campus
Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul entre os dias 08 de novembro e 12 de
dezembro de 2024. A ação teve como proposta a criação de um grupo de estudos voltado ao
debate literário, buscando valorizar espaços de formação cultural no ambiente universitário e
promover o hábito da leitura como ferramenta de reflexão crítica. Os encontros também se
propuseram a incentivar o protagonismo estudantil e a troca de experiências por meio da
literatura.
Entre os objetivos gerais estiveram: ampliar o contato com textos literários de diferentes
autorias, fomentar a leitura crítica e desenvolver o pensamento interpretativo. Como objetivos
específicos, destacaram-se: oferecer um espaço para o diálogo em torno de obras literárias,
estimular a apresentação de textos de interesse dos participantes e reconhecer a literatura
como instrumento de formação ética e social.
A base teórica do grupo se apoiou em autores como Antonio Candido (2011), que defende a
literatura como um direito humano. Também foram utilizados textos de autores como: Lya
Luft, Ignácio de Loyola Brandão e Maristela Scheuer Deves para promover debates sobre
temas contemporâneos como feminicídio, desigualdade, relações familiares e identidade
cultural. A metodologia consistiu em encontros semanais com duração de até duas horas, totalizando
uma carga horária de 10 horas. Os encontros ocorreram presencialmente, às sextas-feiras, no
período das 17h às 19h. Cada reunião contou com uma mediação de uma discente diferente e
teve como base a leitura prévia de um texto selecionado. Houve apenas uma alteração no
cronograma devido à participação dos alunos em uma viagem técnica do curso. O grupo
contou com cinco encontros, nos quais foram debatidas as seguintes obras: “As parceiras”
(Luft), “Olhos d’água” (Evaristo), “Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra
sobre ela” (Brandão), “A culpa é dos teus pais” (Deves), além d As apresentações
dedicaram-se à apresentação de resultados parciais de projetos que estavam em
andamento.
Os resultados foram bastante positivos. O grupo demonstrou envolvimento com os textos,
contribuindo com leituras sensíveis e críticas durante as discussões. Houve participação ativa
dos integrantes, que compartilharam experiências pessoais relacionadas aos temas abordados
e ampliaram seu repertório literário. A ação também favoreceu a construção de um espaço
acolhedor e democrático dentro da universidade, fortalecendo os vínculos entre os estudantes.
Assim, pode-se afirmar que os objetivos propostos foram alcançados, e recomenda-se a
continuidade da iniciativa nos próximos anos, com novas temáticas e progressõe

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Publicado

21-08-2025