ATIVIDADES DE MONITORIA DE QUÍMICA NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA - EAS
Palavras-chave:
Monitorar. Docente. Discente.Resumo
O processo de monitoria na área de Química dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Agronomia ocorreu em local específico e destinado para esse fim no campus Cerro Largo da UFFS. A carga horária semanal dedicada ao projeto “Atividades de Monitoria de Química no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária - EAS (ENS-2024-0109)” foi de 16 horas, conforme o Edital nº 13/Coordenação Acadêmica do Campus Cerro Largo/UFFS/2024, com todas as atribuições do respectivo monitor realizadas com sucesso. É de conhecimento que na sociedade atual ainda estamos longe do “modelo ideal” de educação, por diversos fatores, como enunciado por Travitzki (2017), como por exemplo, pela falta de valorização de professores, falta de disponibilidade de recursos pedagógicos em muitos locais do país, o que resulta em deficiências na formação básica e na dos calouros ingressantes nas universidades . A fim de minimizar esse problema, por exemplo, o método Lancaster se tornou uma ferramenta auxiliar, consistindo em um modelo no qual o aluno mais “habilidoso” da turma auxiliava tanto seu professor (ou mestre) quanto os colegas de classe (Castanha, 2017). Entretanto, esse modelo evoluiu e originou a prática da monitoria no ambiente universitário, adequando-se a conteúdos mais complexos e à maturidade dos alunos. Assim, tornou-se necessário que o monitor seja uma pessoa que já tenha cursado o mesmo componente curricular e disponha de algumas horas semanais para o atendimento. Diante do exposto, os monitores são, em geral, alunos mais experientes que, por vontade própria, decidem se aventurar em uma experiência de docência e, em síntese, podem ser o elo mais próximo entre o docente e os discentes. Portanto, nessas atividades de monitoria no Curso de EAS, utilizaram-se materiais similares àqueles dos discentes como lápis, caderno e calculadora, além de quadro branco e materiais de laboratório para facilitar a compreensão. Até o momento, houve inúmeros atendimentos, geralmente voltados a pontos específicos de dúvida. Em média, por curso, participaram 27% dos alunos da EAS, 23% da Engenharia Civil e 50% da Agronomia. Vale destacar que há maior procura em semanas de avaliação. Como relato pessoal, destaca-se que, como ingressante em 2024 no curso de EAS e já atuante em grupos de pesquisa, inscrevi-me despretensiosamente como monitor voluntário. Para minha surpresa, descobri uma paixão pelo ato de educar. Hoje, com uma visão mais ampla entre discente e docente, associo a monitoria à analogia de Nietzsche em A Gaia Ciência — “E se não tivermos o professor?” Afinal, boa parte do tempo se estuda sem a presença docente, mas possivelmente com alguém o qual já esteja inserido no assunto de ser em partes ‘dependente ao professor’, ou no livro A Gaia Ciência — ‘um louco’.