MONITORIA DE ENSINO DO LALEP: LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS PARA AS PRÁTICAS SOCIAIS NA UNIVERSIDADE.

Autores

  • Lucas Kevin Silva de Lima
  • Sara Gabriela Novak Bottega
  • Saulo da Paz Timóteo
  • Marcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabriel Leal Santos
  • Fátima Petrazzini Grubler
  • Luana Boiani Leite

Palavras-chave:

Monitoria de Ensino, Leitura e Produção Textual Acadêmica, Letramentos Acadêmico-Científicos

Resumo

O Projeto Monitoria de Ensino Laboratório de Leitura e Produção Textual: práticas de letramentos acadêmico-científicos (LALEP), Registro ENS-2024-0034, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza, relativo ao período de 2024.2 a 2025.1, tem, como foco, ser (re)conhecido como um espaço colaborativo de formação de estudantes do Curso de Letras – Português e Espanhol, para, por meio de estudos fundamentados na Linguística Aplicada – LA (Kleiman; Vianna; Grande, 2019), na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016[1979]; Volóchinov, 2018[1929]) e nos  letramentos acadêmico-científicos para as práticas sociais (Lea; Street, 2006; Kraemer; Bonatti, 2019). O objetivo dessa formação inicial de professores, com ênfase nos letramentos acadêmico-científicos, é dirimir as dificuldades já conhecidas dos ingressantes na graduação, relativas à leitura e à produção de textos no campo de atividade universitária, por meio da mediação dos pares mais experientes. Por isso, justifica-se o Projeto, uma vez que possibilidade a maior inclusão nas ações letradas de discentes em suas comunidades de prática universitária, por meio do aprimoramento das capacidades leitora e de escrita da Língua Portuguesa. Entende-se, dessa forma, que a formação dos monitores é primordial para que se possa, a partir desse contexto, promover atividades afeitas ao desenvolvimento de letramentos para as práticas sociais, na tentativa de, por meio do LALEP, auxiliar o aprimoramento do ensino e da aprendizagem dos acadêmicos dos cursos de graduação da UFFS (Letras, Nutrição, Ciências Biológicas, Física, Química, Medicina Veterinária, Pedagogia e Administração Pública), do Campus Realeza, integrando os conteúdos curriculares dos componentes de Leitura e de Produção Textual Acadêmica, por meio da mediação da linguagem em suas mais diferentes modalidades. A metodologia utilizada para a investigação tem natureza teórica-empírica, com abordagem qualitativo-interpretativa das informações, fins explicativos e geração de dados por documentação indireta: pesquisa bibliográfica e documental. O método de análise e interpretação de dados é dialético, com procedimentos técnicos de âmbito histórico, comparativo e monográfico. A formação é realizada na UFFS, Campus de Realeza, a partir da abrangência do atendimento do LALEP, em que os monitores são acadêmicos do Curso de Letras - Português e Espanhol - Licenciatura. Como resultados alcançados, compreende-se que, a partir de um enquadre multidisciplinar, privilegia-se, no trabalho de Monitoria de Ensino, práticas discursivas, definidas como a produção, a distribuição e o consumo de textos, bem como as atividades sociais pertinentes a diferentes contextos específicos, provocando, nos monitores, o entendimento de como se processa a apropriação dos letramentos acadêmico-científicos na Universidade. Procura-se compreender, primeiro, os eventos de letramento; segundo, os discursos que constituem os letramentos, relevantes a uma comunidade de prática particular; por fim, a configuração do sistema linguístico que propicia a materialidade aos textos produzidos, distribuídos e consumidos no contexto próprio de produção de conhecimento universitário. Assim, pelo fato de a universidade exigir o domínio de diferentes capacidades linguístico-discursivas, o LALEP promove, em seu desenvolvimento, o trabalho com diferentes textos, literários e não-literários, nos diversos campos do saber, contribuindo ao aprimoramento da capacidade de os acadêmicos lerem e produzirem textos com proficiência, ação imprescindível ao pleno exercício da cidadania e ao desenvolvimento de atividades científicas.

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Publicado

21-08-2025