MONITORIA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO
Resumo
Este trabalho visa sumarizar as atividades realizadas pelo discente-monitor no projeto "Monitoria para o Ensino de Eletricidade e Magnetismo" de agosto de 2024 a julho de 2025. O projeto teve como objetivos proporcionar ao monitor uma aproximação com a prática docente no ensino superior, aprimorar os processos de ensino e aprendizagem e promover espaços de cooperação entre pares no ambiente universitário, visando uma formação mais completa de todos os envolvidos. As atividades do projeto foram fundamentadas na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Vygotsky, 2000; Leontiev, 1978; Engeström, 1999 apud Cunha Júnior, 2009), que enfatiza a produção colaborativa do conhecimento. A monitoria visou promover atitudes autônomas do monitor em relação ao conhecimento, incentivando o compromisso com sua própria formação. Isso exigiu que ele abandonasse a aprendizagem baseada na mera memorização de conteúdo e adotasse uma abordagem consciente e estratégica. Para auxiliar neste processo, a professora orientadora disponibilizou materiais (livros e artigos) para estudos individuais do monitor e posterior discussão. Como atividade principal do projeto, o monitor ofereceu apoio pedagógico às aulas teóricas e práticas de diversos componentes curriculares, incluindo Física III, Laboratório de Eletromagnetismo e Óptica, Física Experimental II, Eletricidade Aplicada e Física para o Ensino de Ciências II. Estes componentes abrangem toda a teoria eletromagnética básica, desde eletrostática até indução. Reforçar e ampliar esses conhecimentos foi de suma importância para os alunos dos cursos (Física, Química e Engenharia Ambiental e Sanitária) envolvidos. As atividades de apoio pedagógico ocorreram na forma de aulas de reforço presenciais ou remotas, grupos de estudo, atendimentos individuais, montagem e execução de experimentos, e tiveram como estratégia pedagógica a aprendizagem significativa. Elas foram realizadas em salas de aula reservadas e virtualmente, utilizando o Google Meet ou o Whatsapp. Um desafio significativo foi a baixa procura pelo apoio pedagógico oferecido pela monitoria. Apenas de um a cinco alunos buscavam semanalmente o auxílio do monitor, mesmo havendo ampla divulgação entre os acadêmicos do campus e os horários de atendimento terem sido distribuídos em 12 horas semanais. Assim, tornar as atividades de monitoria mais atrativas como meio de auxílio à aprendizagem tem sido nosso maior desafio.