APROXIMAÇÕES LÚDICAS, ESTÉTICAS E CULTURAIS: O PROJETO DE MONITORIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFFS, CAMPUS CHAPECÓ
Resumo
Por meio desta escrita, buscamos relatar as atividades desenvolvidas no projeto de monitoria Labrinque: Laboratório didático de arte, educação e infância para a formação de professores, que no qual, por meio do edital nº 12/PROGRAD/UFFS/2024, o projeto teve como objetivo: articular e promover atividades de aproximação com a prática docente numa perspectiva de formação estético-cultural. O projeto tem como objetivo fortalecer a integração curricular para qualificar a formação acadêmica; articular atividades de pesquisa e extensão com as de ensino; promover a iniciação à docência e a qualidade das relações de ensino e aprendizagem; ampliar o repertório estético-cultural para inovação didático-pedagógica; incentivar a produção de materiais didáticos e jogos educativos associados ao conhecimento científico das áreas e saberes infantis.
Nesse sentido, dentre as diversas atividades realizadas no projeto de monitoria Labrinque, destacamos as recepções de escolas na universidade seguida de atividades realizadas com as crianças no laboratório de Expressões Artísticas, personagens criados pelos monitores para momentos lúdicos e interativos, contação de histórias, oficina de molduras, oficina de lapbook, viagens de estudo para conhecer outras brinquedotecas e experiências pedagógicas, grupo de estudos, entre outras atividades realizadas.
Durante todo o percurso no projeto de monitoria, fomos provocados a criar e refletir sobre a docência a partir de uma dimensão lúdica e ampliar o repertório cultural. Neste contexto inventamos histórias e criamos personagens que foram fundamentais para a experiência pedagógica.
A arte e a ludicidade são processos inerentes ao projeto, portanto, como monitores, compreendemos a importância de oficinas artísticas, neste caso, citamos: oficina de contação de histórias e pintura que nos possibilitou aguçar a imaginação. Com isto, amparados em Girardello (2011), compreendemos que sem a fantasia imaginativa as possibilidades de criação ficam estagnadas.
Dessa forma, observamos que o projeto de monitoria é de extrema importância para a formação, pois engrandece o repertório acadêmico, fortalece o trabalho coletivo, e nos convida ao exercício da criatividade.