MONITORIA DE MATEMÁTICA B, GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
Palavras-chave:
Formação, Mediação, Ensino-aprendizagemResumo
O projeto de monitoria de ensino busca promover um ambiente de apoio acadêmico, onde há superação de dificuldades e trocas de saberes. Seu objetivo é oferecer suporte adicional de aprendizado aos educandos, de maneira facilitada e personalizada, contribuindo para um ensino significativo dos conteúdos estudados. Segundo Moraes e Assis (2016), a monitoria tem se mostrado uma estratégia eficaz na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, promovendo maior interação entre os alunos e os conteúdos. Além disso, as práticas de monitoria podem favorecer a autorregulação da aprendizagem, ao estimular maior autonomia e reflexão sobre o próprio processo formativo (FRISON & MORAES, 2010). O Projeto “Monitoria de Matemática B e Geometria Analítica e Álgebra Linear” foi proposto para os semestres 2024.2 e 2025.1 e apesar de haver divulgações da monitoria como sendo uma ferramenta de apoio muito importante durante o processo de aprendizagem, o índice de procura espontânea ainda é muito baixo por parte dos acadêmicos. No início do curso, a maioria deles desconhecem a proposta da monitoria e assim, não se sentem motivados a participar. No entanto, muitos daqueles que procuram a monitoria acabam se tornando frequentadores assíduos, reconhecendo nela um espaço onde podem aprender no seu próprio ritmo, de maneira dinâmica, acolhedora e participativa. A metodologia do projeto compreende o auxílio aos acadêmicos no entendimento dos conteúdos relacionados aos CCR de Matemática B e Geometria Analítica e Álgebra Linear, assim como na resolução de exercícios, de acordo com as necessidades de cada um. A monitora recebe os materiais didáticos passados aos acadêmicos, com a finalidade de se preparar da melhor forma possível para auxiliá-los. A carga horária da monitora é dividida para que haja o atendimento aos acadêmicos, a realização de estudos a fim de aprofundar o seu conhecimento relacionado à monitoria e à iniciação à docência, com a supervisão da professora orientadora, e para exercer as atividades de formação que são oferecidas pela Universidade. De modo geral, este projeto de monitoria é uma experiência enriquecedora, tanto para os acadêmicos, que recebem uma contribuição adicional para vencer suas dificuldades, quanto para a monitora, que consegue aprimorar as práticas pedagógicas e reafirma o seu compromisso com uma educação mais acessível, eficiente e transformadora.