DESCOMPLICANDO O MUNDO DOS MICRORGANISMOS: A MONITORIA COMO ELO ENTRE CONHECIMENTO E APLICAÇÃO

Autores

  • Margarete Dulce Bagatini Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Chapecó
  • Laísa Costa Ribeiro
  • Vitória Capelli de Melo
  • Maria Luiza Bergamini
  • Vítor Henrique Mendes Ramos

Resumo

Contextualização: O estudo dos microrganismos, incluindo bactérias, vírus, fungos e protozoários, exige do estudante da área da saúde a integração de conteúdos complexos envolvendo microbiologia, imunologia e citologia. Disciplinas com esse enfoque, como Processos Biológicos III e IV, apresentam alto grau de exigência teórica e técnica, o que pode gerar dificuldades na assimilação dos conceitos. A monitoria acadêmica tem se mostrado uma ferramenta pedagógica eficaz, oferecendo suporte ao processo de ensino-aprendizagem, incentivando a autonomia e estimulando o protagonismo discente. Objetivos: Relatar a experiência da monitoria acadêmica nas disciplinas de Processos Biológicos III e Processos Biológicos IV, focando em estratégias complementares ao ensino tradicional. Além disso, buscou-se avaliar os impactos dessas ações no desempenho acadêmico dos estudantes e no desenvolvimento de competências pedagógicas e comunicativas dos monitores. Aporte teórico: A monitoria baseia-se na aprendizagem colaborativa, mediando a teoria e a prática, estimulando o raciocínio crítico e o protagonismo dos estudantes. Autores que defendemmetodologias ativas destacam que o envolvimento dos alunos favorece uma aprendizagem significativa. A monitoria deixa de ser apenas uma ferramenta de reforço e passa a ser um instrumento formador, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Assim, a monitoria age como uma ponte, fortalecendo o aprendizado e contribuindo para uma formação mais integrada. Metodologia: Relato da monitoria “Descomplicando o mundo dos microrganismos”, desenvolvida no curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Chapecó, durante os semestres de 2024/2 e 2025/1. Foram realizadas diversas ações de apoio, como listas de exercícios e flashcards digitais, assim como vídeos explicativos e folders ilustrativos para aulas práticas. Encontros para esclarecimento de dúvidas também foram promovidos, principalmente antes das avaliações. As atividades foram planejadas de forma colaborativa entre os monitores, utilizando metodologias ativas e priorizando a participação dos estudantes. O impacto das ações foi avaliado por meio de feedbacks dos alunos, orientando melhorias. Resultados: A experiência demonstrou impacto positivo na aprendizagem dos conteúdos, refletido na maior participação dos estudantes e fortalecimento do vínculo com a disciplina. Para os monitores, a prática proporcionou crescimento acadêmico e pessoal, aprimoramento da didática e da comunicação, além do desenvolvimento do trabalho em equipe e da capacidade de adaptação às demandas do ensino. Dessa forma, a monitoria “Descomplicando o mundo dos microrganismos” consolida-se como uma prática essencial de apoio à docência e de promoção da trajetória formativa dos estudantes da área da saúde.

Downloads

Publicado

21-08-2025