A monitoria como estratégia de integração e apoio acadêmico

Autores

  • Emilly da Silva da Fonseca Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adalgiza Pinto Neto
  • Jonatas Catellam
  • Andriel Gustavo Felichak

Palavras-chave:

Medicina Veterinária, Integração estudantil, Comunicação

Resumo

A monitoria no curso de Medicina Veterinária desempenha um papel fundamental no suporte à gestão acadêmica e na promoção da integração entre os estudantes de todas as fases do curso. Com atuação voltada para comunicação institucional, organização acadêmica e acolhimento dos discentes, a monitoria tem contribuído significativamente para fortalecer a relação entre alunos e coordenação, além de favorecer o bom andamento das atividades curriculares e extracurriculares. O principal objetivo da monitoria é prestar apoio à coordenação do curso nas demandas relacionadas à estrutura e ao funcionamento do curso, facilitando a comunicação com o corpo discente. Ademais, busca integrar as diferentes fases da graduação, assegurando que os estudantes tenham acesso a informações organizadas e atualizadas sobre horários, prazos e eventos relevantes. Outro aspecto fundamental é o auxílio prestado aos alunos ingressantes na adaptação às normas institucionais e à rotina acadêmica. A metodologia adotada baseia-se no uso de plataformas digitais como ferramentas centrais de comunicação. O monitor utiliza redes sociais e outros canais virtuais para divulgar prazos acadêmicos, eventos, programas, avisos importantes e demais informações pertinentes. Também realiza pesquisas para levantamento de dados relevantes sobre o curso, o que contribui para o planejamento estratégico da coordenação. O atendimento direto aos alunos, especialmente aos ingressantes, é outro eixo importante da atuação, com esclarecimento de dúvidas e orientação quanto aos procedimentos acadêmicos. Dentre os principais resultados obtidos com a atuação da monitoria, destaca-se a melhoria na comunicação entre discentes e coordenação, com maior agilidade e efetividade na disseminação de informações. Observa-se também uma organização mais eficiente dos horários das disciplinas e uma intensificação no acolhimento aos ingressantes, proporcionando-lhes maior segurança e integração ao ambiente acadêmico. Além disso, há ganho significativo na formação dos próprios monitores, que desenvolvem competências técnico-científicas e habilidades interpessoais, tornando-se agentes de mediação, liderança e apoio no contexto universitário. Conclui-se que a monitoria exerce uma função estratégica no curso de Medicina Veterinária, contribuindo não apenas com aspectos organizacionais, mas também para o fortalecimento dos vínculos entre os membros da comunidade acadêmica. Ao integrar ações de ensino, extensão e comunicação, a monitoria promove um ambiente mais colaborativo, acolhedor e propício à formação integral dos estudantes.

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Publicado

21-08-2025